domingo, 20 de dezembro de 2015

Resposta à página da Terra Plana - #3



A página do Facebook "Terra Plana - Astronomia Zetética" postou uma imagem dizendo que um projétil disparado de uma arma de fogo chegaria em seu alvo ao mesmo tempo se fosse disparada apontada para o leste ou para o oeste, alegando que, se a Terra se movesse, haveria diferença nos tempos de chegada da bala em seu destino.

De fato, para nós, a bala chega no alvo ao mesmo tempo, em ambas as situações, já que todos nós estamos dentro do mesmo referencial inercial.

Tudo que está dentro da atmosfera terrestre, o mar, as pessoas, as montanhas, prédios, pássaros, o ar e os projéteis disparados, estão todos se movendo junto com sua rotação. Na linha do Equador, essa rotação atinge uma velocidade linear de 1.675km/h, relativos ao centro da Terra. Ou seja, tudo que está na linha do Equador está girando a essa velocidade.

Se um projetil é disparado na linha do Equador, apontando para o leste (sentido de rotação da Terra) e a bala atingir uma velocidade de 400m/s (1.440km/h), para uma pessoa que estivesse parada fora da Terra, a bala estaria se movendo a 1.675km/h (velocidade de rotação da Terra) + 1.440km/h (velocidade da bala), ou seja, 3.115km/h para o leste. Porém, para o atirador, a bala estará se movendo para o leste com a velocidade de 1.440km/h, pois o atirador está sempre na velocidade de rotação da Terra, e o projétil foi lançado a partir dessa velocidade, então ela é desconsiderada, pois ambos estão no mesmo referencial inercial.

Se o projétil for disparado para o oeste (sentido contrário à rotação da Terra), para alguém parado fora da Terra, a bala estaria se movendo a 1675km/h (velocidade de rotação da Terra) - 1.440km/h (velocidade da bala), ou seja, 235km/h, também para o leste, pois a velocidade da bala é menor que a de rotação da Terra.

Ou seja, quando algum projétil é atirado para o oeste com velocidade menor que a de rotação da Terra, ela está na verdade indo para o leste, porém, mais lento que a rotação da Terra.

Se estivermos dentro de um carro que está a 100km/h em uma linha reta, e jogarmos uma bola a 10km/h na mesma direção e mesmo sentido do movimento do carro, ou seja, para frente, para nós, que estamos dentro do carro, a bola terá velocidade de 10km/h. Porém, para um observador que está parado na rua, fora do carro, a bola terá velocidade de 100km/h (velocidade do carro) + 10km/h (velocidade da bola), ou seja, 110km/h para frente.

Se jogarmos a bola na mesma direção do movimento do carro, porém, sentido contrário, ou seja, para trás, para nós, que estamos dentro do carro, a bola terá velocidade de 10km/h. Porém, para um observador que está parado na rua, fora do carro, a bola terá velocidade de 100km/h (velocidade do carro) - 10km/h (velocidade da bola), ou seja, 90km/h para frente.

Caso a bola seja jogada para trás, com 100km/h, para nós, que estamos dentro do carro, a bola terá velocidade de 100km/h, enquanto que para o observador que está parado na rua, a bola não terá velocidade, irá cair em queda livre. Isso já foi provado, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Em 0:20 é possível ver a bola se afastando a 100mph (160km/h), pois a câmera está localizada dentro do carro, se movendo junto com ele. Em 0:25 é possível ver a bola em queda livre, pois sua velocidade é 160km/h (velocidade do carro) - 160km/h (velocidade da bola) = 0km/h.


Resumo: Sim, para nós, que estamos girando junto com a Terra, a bala chegaria no alvo ao mesmo tempo, independente do sentido. Porém, para alguém parado fora da Terra, a bala chegaria no alvo com velocidades diferentes. Isso é provado por um conceito básico de referencial inercial, que aprendemos no 9º ano do ensino fundamental.

Segue abaixo outro vídeo recomendado, onde a mesma lógica é utilizada para explicar porque aviões voam à mesma velocidade se forem para o leste ou para o oeste, na mesma direção.


Um comentário: