domingo, 25 de outubro de 2015

Por que não é possível notar a curvatura da terra

Adeptos da terra plana gostam de afirmar que a "maior prova da Terra ser plana" é o fato de não conseguirmos perceber qualquer curvatura ao observar o horizonte na praia.

Isso se deve ao fato do raio da Terra ser tão grande que um pequeno segmento da circunferência terrestre seja praticamente - aos olhos humanos - uma linha reta. A imagem abaixo retrata isso. O círculo menor tem o raio medindo x, e o círculo maior tem o raio medindo 5000 vezes o raio do círculo menor, ou seja, 5000x.

Perceba que a extensão curvatura do segundo círculo em relação à reta tangente é bem próxima nesse segmento, e no primeiro círculo, não. Se o raio do segundo círculo fosse 10.000x, e se fosse removida a reta tangente à ele, seria impossível perceber a curvatura. No entanto, a figura continuaria sendo um círculo (ou parte dele).


É exatamente isso que acontece na terra. Seu raio é tão imenso que a curvatura é imperceptível aos olhos humanos na distância em que estamos dela. Aliás, se a curvatura terrestre fosse perceptível aos olhos humanos a essa distância, o raio da terra seria extremamente pequeno, o que não faria sentido.

Podemos fazer alguns cálculos para determinarmos o tamanho do planeta caso fosse possível observar alguma curvatura a nível do mar. Siga o raciocínio abaixo, e preste atenção!

Sabendo que o campo de visão médio aproximado de um ser humano mede 160º, e que um homem de 1,70m tem um alcance de visão de aproximadamente 4,6km para o horizonte, como já foi provado aqui, podemos usar um simples conceito trigonométrico para descobrirmos qual o comprimento máximo do horizonte que conseguimos ver ao olhar fixo para ele.



É possível dividir o campo de visão humano em dois triângulos retângulos, e como conhecemos o ângulo do triângulo maior e o tamanho da reta que corta esse triângulo (a distância até o horizonte), podemos descobrir o "tamanho" do horizonte para o olho humano, o X.

Como podemos ver, o triângulo do campo de visão foi dividido em dois triângulos iguais, ou seja, o ângulo formado foi dividido em dois, tornando-se 80º.

Aplicando trigonometria plana, é possível determinar o valor do cateto oposto de um dos triângulos, e, como o horizonte foi "quebrado" em dois, o "tamanho do horizonte" é o dobro do cateto oposto.

Ou seja, quando uma pessoa de 1,70m está em pé na praia olhando para o horizonte com os olhos fixos, ela abrange uma linha reta de 52,44km.

Agora vamos imaginar que fosse possível perceber uma leve curvatura. Como é óbvio, a linha seria maior que os 52.44km calculados. Vamos supor que seja 56km.



Já que sabemos o ângulo da visão humana e o "comprimento do horizonte" desse ângulo, então podemos fazer uma regra de 3 simples para descobrirmos quanto o planeta teria de circunferência (qual o "comprimento do horizonte" em 360º).

Se em 160º é possível ver 56km, quanto seria possível em 360º (uma volta completa (a circunferência do globo))?

160º ---- 56km
360º ----  Ckm

160.C = 360.56
160.C = 20160
C = 20160/160
C = 126km

C = 2πR
126 6,28.R
126/6,28
20,06km

Se essa curva fosse observável, o planeta teria um comprimento de 126km, e um raio de apenas 20,06km!

Ou seja, é humanamente impossível perceber a curvatura da Terra, que possui mais de 40.000 km de circunferência, a nível do mar.

Explicado?

297 comentários:

  1. Olá, boa tarde. Infelizmente sua teoria não explica o teste empírico mostrado pelos terra planistas. Por quê? O argumento de que não é possível verificar a curvatura da terra não se baseia necessariamente na visão humana do horizonte, mas em medidas empíricas de distâncias de objetos. Ou seja, é possível visualizar montanhas ou barcos, em sua totalidade, a uma distância superior a quilometragem determinada para a curvatura terrestre. Explicando melhor: se a terra fosse um globo, como afirmam, então não seria possível ver um barco a mais de 50 km de distância, haja vista ser tampado pela curvatura que ocorre a cada 1,6 km. No entanto, basta ver com uma câmera de alta resolução que será facilmente visível tal embarcação (da proa a seu mastro), o que contradiz uma terra globo. Assim, se essa teoria fosse correta, então mesmo com um instrumento de alta potencialidade de zoom, não seria possível ver o navio, já que ele saiu do campo de visão pela dita "curvatura" da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você afirma acerca da visão do mastro,justamente está provando que a terra é redonda,você ao citar este experimento acabou de dizer que a terra redonda é verdadeira,pois este exemplo do mastro foi justamente usado por Aristóteles para provar irrefutavelmente que a terra é redonda a mais de 2 mil anos,pois se você pode ver o mastro então não há impedimento visual nenhum para não conseguir também ver o navio inteiro, pois se o mar é plano e você consegue aumentar sua visão com uma camera,por que só consegue ver o mastro?(se mastro e navio são uma coisa só,estão a mesma distancia de você,não há nada em frente ao navio, e o navio está encima da água), se a terra é plana e você só consegue ver o mastro é por que o navio está afundado em baixo d´água(ou o mar está fazendo uma curva para se ajustar a uma terra redonda!são as duas únicas possibilidades,este video mostra uma situação parecida("Este vídeo que inicialmente foi feito para mostrar o poder de zoom da câmera Nikon, produziu uma refutação contundente da hipótese da Terra Plana.":
      https://www.youtube.com/watch?v=dU5AW2NYw3I&feature=youtu.be
      Só para completar(sobre honestidade observacional):
      https://www.youtube.com/watch?v=abFubs--BBw

      Excluir
    2. Welliton, o anonimo disse "da proa ao mastro" presta atenção. E esse seu primeiro vídeo é mais falso que nota de 3.

      Excluir
    3. Pode dar o zoom que vc quiser, vai chegar uma hora que ele vai sumir, isto está mais do que provado. Se quer ver com seus próprios olhos vá aí litoral com sua câmera super potente e veja por si mesmo, aliás tem vídeos no YouTube de cidades escondidas pela curvatura.

      Excluir
    4. Pode dar o zoom que vc quiser, vai chegar uma hora que ele vai sumir, isto está mais do que provado. Se quer ver com seus próprios olhos vá aí litoral com sua câmera super potente e veja por si mesmo, aliás tem vídeos no YouTube de cidades escondidas pela curvatura.

      Excluir
    5. Bruno, se você olha a olho nú, o naviu não está lá, você não o vê, mas ai vc pega uma câmera com zoom e você consegue o ver certo ? Então se chegar a um ponto em que ele sumir do zoom desta câmera e você pegar uma com o dobro de zoom o que acontece ? Bom, eu não sei, segundo tudo que sabemos talvez seria impossivel vê-lo com qualquer quantidade de zoom... E aquele vídeo da cidade de Chicago ? veja você mesmo: https://www.youtube.com/watch?v=V9nOcIPE63I

      Excluir
    6. a circunferencia da terra e de 39350km
      isso dividido por 360 graus da 109km (1 grau de angulo)
      portanto 10km da 0,5 grau de angulo
      e vcs querem ver o farol tombado?

      baseado na torre de pisa (nao sou matematico, se minha conta estiver errada me corrijam)
      q tinha a inclinaçao de 4,5m (5,5 graus) isso quer dizer q 0,5 graus equivalem a 40 cm.

      VCS QUEREM VER 40CM DE INCLINAÇAO? E DE FRENTE? afff

      Excluir
    7. Bom, vamos pegar essa sua câmera com super zoom então e sem fraude, repito, sem fraude, vamos até a praia do farol em Natal e, segundo a teoria da terra plana, será possível observar com facilidade Fernando de Noronha. A teoria da terra plana é um movimento religioso. Tentar discutir com esses religiosos é perda de tempo

      Excluir
    8. Todos esses debates e vídeos esquecem veemente sobre uma descoberta recente, a que diz que a GRAVIDADE DA LUA AFETA A CURVATURA OU A "LINEARIDADE" DO MAR. Pesquisem isso.

      Excluir
    9. (Todos esses debates e vídeos esquecem veemente sobre uma descoberta recente, a que diz que a GRAVIDADE DA LUA AFETA A CURVATURA OU A "LINEARIDADE" DO MAR. Pesquisem isso.)
      Talvez quando ela se encontra em uma fase acima ou diagonalmente desse mar em questão.

      Excluir
    10. gostei da discussão de vcs não se agredirão verbalmente não estou do lado de ninguém mais queria saber mais sobre o assunto queria ver se caso tivesse uma câmera que ultrapassasse os 100 km de acordo com os cálculos do nosso amigo ai em cima ai sim poderíamos ver uma curvatura significativa e qual câmera poderíamos ver isso acho que só com um telescópio no plano do mar ai sim acabaríamos com a nossa duvida 67992146495

      Excluir
    11. Alguem ai tem um teste presencial mostrando a curvatura????? Mande pro meu email diegomanso30@gmail.com

      Excluir
    12. Entrando agora na discussão, de nada valeu seus cálculos, estando eu de pé e olhando o horizonte e analisando o plano horizontal, isto é perpendicular a minha visada e o nivelamento do mesmo, ele sempre será plano independente de eu estar em cima de um globo, pois a distância da minha visada a linha do horizonte será a mesma se eu girar em torno de mim mesmo 360 graus. Então por mais que eu eleve a minha altitude sempre que olhar o horizonte o mesmo será plano,que só irá mudar quando eu poder ver a esfera em sua totalidade, a pergunta é em qual altitude isto seria notável, creio que com certeza não seria a 40km, portanto estes vídeos que correm por aí mostrando o horizonte curbano são falsos,a certa distância conseguimos ver a profundidade dos objetos ex: conseguimos diferencias uma bola de um disco, mas quando olhamos o sol e a lua vemos só o disco, não conseguimos ver o formato esferico, daí então presumo também que as fotos que a NASA mostra da terra com formato esferico também são falsas. Resta apenas agora as provas do decaimento do horizonte. Vi alguns vídeos de zoom mostrando a cidade de Chicago que realmente pelos cálculos elá não deveria aparecer. Espero apenas melhores respostas, vamos procurar, ciência não é religião, não podem simplesmente dizer uma coisa, criar fórmulas e não provar.

      Excluir
    13. Olá, Vera ! Seu raciocínio está correto ! A menor altura para que possamos enxergar as bordas da Terra e termos uma ideia de sua esfericidade é de 2080 KM !!! Portanto é uma altura impossível de se atingir, sem um foguete que se distancie da Terra. Nem a Estação Espacial Internacional pode enxergar isso, pois está a uma altura de 400 KM. Essa distância tem a ver com o maior ângulo que podemos perceber os objetos e seu contorno, que é de aproximadamente 144° ( alguns dizem ser 160°).

      Excluir
    14. e a 100 km de altura segundo vc é possivel verificar a curvatura?

      Excluir
    15. Então por que a 12 Km de altura não se vê curvatura............Você devia aprender matemática ZÉ !!!

      Excluir
    16. Esses vídeos com câmeras que dão superzoom são feito em cima de prédios e, por isso, o fim do horizonte fica muito mais longe do que se você estivesse em pé na praia...

      Excluir
    17. Sem contar que você diz, que a visão humana tem um campo de fuga é realmente tem. Mas se um barco some no horizonte é porque desceu na curvatura da terra e não porque saiu de nosso campo de visão. O incrível é que eu com um binóculos conseguir reaver o barco que haveria "descido" na curvatura. Eu não sou terraplanista e nem globalista eu só tenho perguntas e não consigo as resposta em nenhum dos dois lados.

      Excluir
    18. Fico realmente muito impressionado! Vamos supor, por um segundo, que os terraplanistas estejam certos. A terra é plana, com um domo, uma cobertura que ninguém pode ultrapassar, como se fosse uma lâmina de vidro transparente, as estrelas estão imersas em um outro mar, e deus criou isso tudo para nos observar e ficar olhando quem merece ser salvo e quem vai para o inferior, para toda a eternidade!! Isso faz algum sentido? Só falta dizer que esse deus estaria se divertindo com o perde e ganha de quem vai para o céu!!!! Como, alguém, no ano que estamos, pode acreditar nisso?? Isso realmente me espanta! E ainda achar, que o Brasil, faz parte de um tratado internacional para proteger esse segredo...! Isso seria mais impossível ainda, pensando que o Brasil, o nosso Brasil, teria como participar disso!! Essa foi a parte que fiquei orgulhoso!! Foi uma piada, rsrsrs

      Excluir
    19. Sr. Anônimo, você gosta de física? Pois a física explica o porque de você enxergar o objeto que sumiu de seu campo de visão. Primeiro, a distância máxima a que uma pessoa consegue enxergar depende do tamanho do objeto a ser observado. Afinal de contas, enxergamos, por exemplo, o Sol, que está a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. Já quando falamos de objetos pequenos, o alcance de nossa visão não passa de alguns metros. Segundo, como já foi dito anteriormente, é impossível observar a curvatura da Terra se você não estiver no espaço. Terceiro, se você ampliar seu campo de visão, é obvio, que você verá o objeto que está fora do alcance de sua vista.

      Excluir
    20. Caros! É muito simples... vá até o litoral com uma luneta (telescópio) e veja o litoral africano!
      rsrs. Poderá até tirar fotos das dunas da Namíbia. Talvez uma girafa.

      Excluir
    21. Sergio Greiso24 de março de 2017 15:35

      Olá, Vera ! Seu raciocínio está correto ! A menor altura para que possamos enxergar as bordas da Terra e termos uma ideia de sua esfericidade é de 2080 KM !!! Portanto é uma altura impossível de se atingir, sem um foguete que se distancie da Terra. Nem a Estação Espacial Internacional pode enxergar isso, pois está a uma altura de 400 KM. Essa distância tem a ver com o maior ângulo que podemos perceber os objetos e seu contorno, que é de aproximadamente 144° ( alguns dizem ser 160°).

      Cara me desculpe, mas você está completamente perdido nos conceitos e na interpretação dos números que vc está colocando.
      Vamos a alguns pontos. Primeiro que você supõe que as câmeras possuem mesmo ângulo de visão que o ser humano. Não possuem. Câmeras podem ter lentes com campos visuais muito maiores ou menores do que os humanos.
      Vamos aos pontos:
      A Terra tem um diâmetro de 12.742 km, portanto o raio é de 6371
      O campo de visão humano com noção de profundidade é de 144º, conforme você bem citou (o campo total é 180º em média), cuja metade é 72º.
      A tangente de 72º é 3,07768. Com a metade do ângulo e o raio eu crio um triângulo retângulo que me permite identificar a distância na qual um ser humano conseguiria ver a Terra INTEIRA usando que Tan (72º) = CO/CA, onde CO é o raio e CA a distância, considerando um ângulo de visão de 144º (o dobro de 72º para cobrir o diâmetro).
      Teríamos então: 3,07768 = 6371 / CA.
      Então CA = 6371 / 3,07768 = 2070Km.
      Portanto, você pode notar que a distância que vc cita não é a distância para perceber que a terra é esférica (como você erroneamente interpreta), mas para um ser humano ser capaz de ver a terra INTEIRA, a olho nú. Mas se você ver o canto de uma esfera, como na foto, você percebe que ela é esférica, sem precisar ver o objeto INTEIRO. Ou seja, o primeiro erro de sua interpretação está em interpretar que a distância que um humano precisa para ver a Terra Inteira a olho nú, é a distância mínima necessária para perceber seus cantos arredondados, não é. É possível perceber os cantos arredondados da terra com distâncias bem menores (da ordem de 25 a 30km).
      O segundo erro (e este é grosseiro ao extremo) é tratar fotos relacionando com números da visão humana. Fazendo isso, você pressupõe que todo equipamento ótico tem um campo de visão de 144º. O que não é verdade. Existem equipamentos óticos que vão ter ângulos muito mais fechados e equipamentos óticos com ângulos muito mais abertos do que a visão humana (se você tiver uma câmera com zoom é fácil fazer o teste empírico disso). Portanto, uma foto não pode ser interpretada com base nos números da visão humana, mas com base nos números da lente que a equipava na hora em que a foto foi tirada.
      Se você estiver a 400km de distância, ainda assim é possível vc tirar uma foto da terra INTEIRA, bastando para isso usar um equipamento ótico com 172,8º de campo visual. Uma lente olho de peixe (disponível facilmente no mercado) conseguiria fotografar a terra inteira a partir da ISS sem a menor dificuldade. (leia mais em: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0)
      O terceiro erro grosseiro é pressupor que precisamos ver a terra inteira para perceber que as bordas de um objeto são arredondadas. A maioria esmagadora das fotos da ISS são de pequenas partes da Terra, recortes de bordas. Uma simples imagem desse recorte nos permite perceber que estamos diante de uma borda arredondada. A 400km, é absolutamente tranquilo conseguir estes recortes em que se percebe que a terra é esférica. Se não acredita, faça um teste empírico. encoste seu rosto na borda de uma bola de futebol. Ela tem cerca de 22cm Seu olho estará a cerca 1cm da bola. Faça o teste e me responda. Você não consegue ver a "esfericidade" dela pela curvatura das bordas que vc consegue ver? Se conseguir bolas maiores, a experiência fica ainda mais interessante.

      Excluir
    22. Essa teoria é fácil de c comprovar, é só pegar um telescópio bota 1m acima do nível do mar, eu que moro no litoral sul de Santa Catarina seria possível ver a África então, kkkk eu nunca consegui ver um leão no outro lado, não tem cabimento será que não percebi q o planeta é tão imenso q não é uma Nikon a 40km q vai conseguir ver a curvatura, outro exemplo fácil de fazer pega uma bóia baliza com 1m acima do nível do mar e um observador a 1m na orla leva com um jetisk vai entrando para dentro do mar pode ficar com o telescópio Hubble até ver onde ele vai conseguir ver, c a terra for uma pizza,kkkk vai chegar na África ou Europa e o observador vai sem nenhum problema.

      Excluir
  2. Sabe o vídeo do astronauta que saltou da estratosfera? ele não viu curvatura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Câmera Go pro lentes Fishe Eye

      Excluir
    2. Quem disse que ele não viu? Dê as fontes.

      Excluir
    3. Quem disse que ele não viu? Dê as fontes.

      Excluir
    4. Não usem lentes fish eye!!!! Essa lente FABRICA curvas nas imagens!!! Procurem no you tube que vcs vão ver o horizonte se curvando em angulos opostos em uma só filmagem!!

      Excluir
    5. a ignorância do homem leva a burrice
      vê seu tamanho comparado a terra cara, se filmássemos a terra do espaço você não passaria de uma micro partícula
      a terra é tão grande que você simplesmente nao vai conseguir ver a curvatura dela
      se você quiser testar pra ver se é plana ou não: vai viajar de avião, a sua altura vai ser suficiente pra notar uma leeeeeeeve curva no horizonte

      Excluir
    6. viajei de aviao a 12km de altura e nao vi curvatura nenhuma e fiquei encucado acho q a curvatura existe.

      Excluir
    7. ela existe. mas a 12Km você nunca vai ver a terra é gigantesca para você ver a curvatura.
      pense que se uma formiga estivesse em uma bola ela não perceberia que estaria andando em uma bola ela estaria andando reto na visão dela. agora pense que você é menor do que a formiga e a terra é a bola só que maior

      Excluir
    8. Nas imagens da estação espacial não deveria aparecer curvatura então? E por que aparece?
      Um navio é apenas uma formiga numa bola? E por que ele some no horizonte?

      Excluir
    9. Aristóteles já dizia sobre a Terra ser uma esfera... Antes mesmo os egípcios informavam sobre tal curvatura... Newton relacionou os movimentos da Terra esfera com as variações periódicas da maré... Quem foi o grande pensador que observou a Terra como plana? Quando? Aos que defendem a Terra plana. Como vocês explicam o dia conter 24 horas? Como ocorre a forma plana explica a periódica variação da maré?

      Excluir
  3. Sabe pq ele não viu? pois isso não ecziste!!!! pssssiuúuuu....a terra é plana!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não viu por ser uma pessoinha num planeta gigante.
      Ver a curvatura significaria que vivemos num planetoide.

      Excluir
    2. Mais um maconheiro viajante, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

      Excluir
  4. Sabe pq ele não viu? pois isso não ecziste!!!! pssssiuúuuu....a terra é plana!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao vira astronauta e prova krl

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. mais 1 coisa "ecziste" é que não existe! Convém aprender a escrever em Português antes de querer ser credível em qualquer coisa que você comente por escrito. Abraço!

      Excluir
    4. 2 maneiras simples de provar que a terra é esférica e bem mais simples que ir ao espaço. 1º- para alguém minimamente entendido em geometria basta fazer o teste do triângulo. Se você andar 10.000km numa direção e virar 90º à direita andar mais 10.000km, virar 90º novamente à direita e andar mais 10.000km você vai chegar ao ponto de partida. e isso só é possível numa esfera!É um teste que é fácil fazer com qualquer esfera e geometricamente falando é impossível fazer numa superfície plana. 2º- Efeito Coriolis. Quem é ou já foi militar provavelmente tem um conhecimento mínimo do que é, mesmo sem ser Sniper. Além disse é conhecido o efeito que tem em furacões, e de maneira oposta do hemisfério norte para o hemisfério sul, que seria impossível numa terra plana pois não existe hemisfério norte/sul da maneira que o conhecemos, ou seja, aquilo que conhecemos como linha do ecuador seria traçada pelo polo norte e dividiria a terra em este/oeste, e o efeito coriolis só é afetado de maneira oposta no hemisfério norte e no hemisfério sul.

      Excluir
    5. Nossa que baboseira quem vai andar 10.000 kilometros virar andar mais 10.000 isso é valido mas é exequivel,vc pode fazer e nos mostrar,efeito Coriolis os maiores atiradores desprezam o efeito e quando eles consideram erra o alvo e supostamente foi feito para a correção quando usados com armas menos potentes exemplo um calibre de curto e longo alcance a correção será feita levando outras fatores e hoje com armamento moderno ele é desprezado por 100% dos atiradores experientes.

      Excluir
  5. A ilusão mental dos globalistas é tão profunda que a realidade correspondente ao seu grau de obscuridade é totalmente plausível , uma vez que nenhum raio de luz consegue penetrar a sua estrutura ignorante. Assim se perpetua no erro, quiça, até morrer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok a Terra é plana, agora vamos todos pegar nossos dragões e fugir para Hogwarts e rezar para não pegarmos peste negra, e não se esqueçam que quem passar pelo equador vai morrer queimado e se sobreviver provavelmente vai cair da borda, um forte abraço e cuidado com os dragões.
      Ps.: vocês planistas podiam me dar um pouco dessa erva que usam ela deve dar altas brisas.

      Excluir
    2. VC É UM IDIOTA.MAS NÃO SE PREOCUPE.........EXISTEM MUITOS COMO VC

      Excluir
    3. Meça a distância da América à África através de um feixe laser (emissor e espelho) a uma altura de 20 metros e eu passarei a considerar a "terra plana".
      PS: É possível fazer a medida da distância da Terra à Lua por este método devido aos espelhos deixados lá.

      Excluir
    4. Só um comentário. Esse experimento q vc falou vc deve ter visto em filme, só pode kk alguem ja viu esses tais espelhos na lua? Quiça mirar laser num negócio tao pequeno!

      Excluir
    5. Só um comentário. Esse experimento q vc falou vc deve ter visto em filme, só pode kk alguem ja viu esses tais espelhos na lua? Quiça mirar laser num negócio tao pequeno!

      Excluir
    6. terraplanistas eu gostaria de convidar-lhes para se internar e fazer exames intelectuais.
      ou me apresentem provas cientificas que a terra é plana não vale falar que a bíblia ou o governo eu quero caculos e testes ou maquinas que comprovam a sua teoria. pq o gps funciona só se einstein estiver certo portando me falem pq einstein estava erra com tudo. ou newton

      Excluir
    7. Rapha Benção, diversos observatórios astronômicos, universidades do mundo inteiro utilizam esses espelhos que estão na Lua para fazer estudos.
      Outro erro comum que faz a gente pensar que isso é impossível é o desconhecimento do processo, o que é enviado não é um raio de laser, e sim um feixe de laser que se abre como um leque, atingindo uma grande área do terreno lunar, por isso é possível acertar o espelho, e existe toda uma matemática que calcula a intensidade da luz que deve retornar levando em consideração desde a capacidade reflexiva dos espelhos, a densidade atmosférica, até a temperatura ambiente no momento do experimento.
      Infelizmente o nosso conhecimento superficial de assunto mais técnicos realmente nos leva a conclusões erradas.
      Rapha, é natural você imaginar que o laser usado é igual aquele daquelas canetinhas que emitem um raio fininho que faz só um pontinho onde bate, afinal pessoas comuns como nós conhecem só esse tipo de laser.

      Excluir
  6. Não tem como uma pessoa que analisa as provas da terra plana não venha a acreditar, a não ser que seja um completo alienado dizendo que ja viu foto da terra pela 'NAZA'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O alienado é voce qu prefere acreditar em gente como Rubens Sodré. É até patético ficar discutindo em pleno seculo 21 se a Terra é redonda mesmo. Globalistass, todos voces falam as mesmas palavras que veem nos vídeos conspiracionistas de Terra plana. Vá se internar!

      Excluir
    2. Olha o seu nível de cultura: Agora A Agencia espacial dos EUA se chama NAZA e não NASA. Queria saber o que signigica o Z.
      E antes da NASA fundada em 1958 ou 59? Nunca ninguem descobriu nada? Nem, pessoas como Roald Amundsem que chegou ao pólo sul no início do século 20? Meu, voces não sabem nada. Só sabem ler e assistir besteiras que veem na internet.

      Excluir
    3. Adailton, vc percebeu que o comentário do amigo estava entre aspas?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. É o nível de intelectualidade dos terra globistas.. São incapazes de interpretar um texto, quanto mais provas que saltam aos olhos..

      Os caras falam de Internet, quero ver de onde ele tirava as pesquisas dele de escola. Culpar a Internet é argumento de pessoas incompetentes que não sabem buscar fontes corretas e são facilmente ludibriadas.

      Excluir
  7. Não tem como uma pessoa que analisa as provas da terra plana não venha a acreditar, a não ser que seja um completo alienado dizendo que ja viu foto da terra pela 'NAZA'.

    ResponderExcluir
  8. qual é a formula para calcular quantos graus de curvatura há a uma dada distancia?

    bgdo :)

    ResponderExcluir
  9. Tem uma calculadora boa para isso:
    http://sorisomail.com/calculadora-horizonte.html

    ResponderExcluir
  10. KOENIG já entendi a sua, vc no fundo sabe que a Terra é esfera, e está bem familiarizado com essa area , talvez sejá professor na area de exatas. vc deve ter milhares de seguidores idiotas, ignorantes, que nao tem nenhum conhecimento do assunto e acreditam com seus argumentos complexos, achando q vc é um genio. vou resumir, vc é igual ao Edir Macedo usa textos da biblia que lhe convem para suster o seu imperio com milhares de ignarantes, mas no fundo ele sabe q usa a biblia para tirar dinheiro deles . vc teve ter uma organizaçao de seguidores ou faz parte dela para tirar dinheiro desses idiotas, Igreja da terra plana do reino de KOENIG , kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não zombe das escrituras dá Bíblia, há pessoas q as usam para manipular e enriquecer com elas, mas Deus irá mostra-lhes a verdade logo logo e esses falsos profetas irão pagar por usar a palavra do Senhor em vão.

      Excluir

  11. Um ponto turístico bem conhecido na Indonésia é o Quilômetro Zero em Sabang (Kilometer 0), na Ilha de Sumatra, onde, olhando a oeste do Mar de Adamã, conseguimos ver a ilha Pulau Rondo a 21 km.

    Desse mesmo local, considerando a Terra como plana e olhando um pouco mais para oeste, na direção da Baia de Bengala, o monte Thuillier, situado na ilha Grande Nicobar (pertencente à Índia), que possui 642 m de altitude, apareceria para nós como tendo 2 milímetros acima do nível do mar se posicionássemos uma régua na vertical, na ponta de nossos dedos, com nosso braço esticado.

    Na prática, o monte Thuillier fica distante 200 km de Sabang e não pode ser visto desse ponto turístico, pois a Terra não é plana!! Para fixar melhor, se olhássemos do Quilômetro Zero em Sabang para um ponto situado no meio entre o Mar de Adamã e a Baia de Bengala, utilizando o mesmo método do braço e da régua, veríamos o Monte Everest com 2 milímetro e meio acima do nível do mar e a Cordilheira do Himalaia ficaria visível por mais de 1 centímetro na horizontal!!!!

    Lembrando que a Cordilheira do Himalaia (onde se situa o Everest) fica a 2600 km de Sabang, mas se mostraria proporcionalmente um pouco maior do que o monte Thuillier, mesmo esse estando mais perto. Isso tudo aconteceria se a Terra fosse plana, mas não é o que acontece na prática, pois, do Quilômetro Zero em Sabang, não conseguimos ver nenhum desses dois montes!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui ver pois o seu campo de visão não permite, a atmosfera e a poluição também impendem. Por os cientistas dizem que é melhor ver as estrelas do espaço, por não há poluição.

      Excluir
    2. Antonio carlos, meu filho!!! Como vc quer enxergar algo a mais de 2.000 km de distancia, pequeno gafanhoto!?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. mano pode pegar um telescópio se você quiser e vc não ia ver

      Excluir
    5. Não existe um mapa terra plana pra saber se os cálculos que você fez estão corretos em relação a estas distâncias...

      Excluir
  12. kkkkk Eu quer saber é que estava na lua primeiro e filmou a alunissagem da Apolo e quem ficou lá que filmou sua decolagem de volta kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém filmou a moon landing. Há imagens de dentro da Apolo e há imagens feitas no exterior depois de aterrarem. E eles montaram a câmara a apontar para onde estavam. Por exemplo:

      https://www.youtube.com/watch?v=k_OD2V6fMLQ
      https://www.youtube.com/watch?v=PrSD8tpoSz0

      Agora mostrem aí essas tais imagens de quando pousou!!!

      Excluir
    2. Vcs viram a reportagem de que os astronautas que a NASA dizia terem morrido na explosão de um de seus lançamentos, é mentira é estão palestrando em universidades de lá?

      Excluir
    3. Me incluam em algum grupo de debates pra que possa me informar melhor sobre terra plana. E me mandem algo sobre borda ( se há algo concreto; científico.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Cézar Moraes, prazer conhecê-lo. O que há de concreto é um documentário Russo com legenda em Inglês que o Almirante Bird americano, fez duas semanas após terminada a segunda guerra mundial, esse almirante fez três viagens para a Antártida. Em entrevista para TV na época ele disse que o caráter de sua viagem era militar. Com uma frota armada rumou para a Antartida e o objetivo da viagem era tirar a Alemanha de lá, pois esta que que possuia até então, uma base com laboratórios e armamentos desenvolvidos com tecnologia muito avançada e inclusive discos voadores que atacaram a frota do Almirante Bird e afundando um navio destroyer. Esses discos eram objetos desenvolvidos pelos alemães com o conhecimento de antigas civilizações. Segundo relato de um dos tripulantes da esquadra americana muitos aviões da esquadra desintegraram porque bateram em pleno voo em algo que eles chamaram de campo de força invisível. que rodeava o local, mas não era possível ver, mas os aviões se espatifavam ao encontro dele, então penso que podem perfeitamente ter mesmo se espatifado no Domo.

      Excluir
  13. Nosso sistema é uma farsa global , poe na sua cabeça desde criança um monte de besteiras que eles mesmos inventam . E quando tu sabes da verdade ficas ridicularizando os que buscam a verdade . Os que ridicularizam os que procuram a verdade tomem vergonha na cara e encarem a realidade de cabeça erguida . Analizem a o certo logico que faz mais centido em a terra ser plana . Gravidade é uma besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com esse protugiues maravilhos ok, bora la um experimento simples de ser feito e observado pega as cidades de Boston (EUA) e Manaus (Brasil) descartando a diferença minima de localizaçao em relaçao ao tropico de capricornio, pega uma estaca e coloca num terreno plano no dia de sol, observa a sombra dele as 3 da tarde, caso a terra seja plana as sombrar te mq ter a mesma medida no mesmo horario certo ? bom arrumar um whatsapp n é complicado, hj em dia da prafazer sem ter q viajar pra la ok ? faz ai e me diz o q vc achou como resposta, a partir dai vc questina solticio e equiocio, abraços

      Excluir
    2. pergunta aos terraplanistas: a lua é plana?

      Excluir
    3. Peque um plumo de pedreiro, tire uma foto do horizonte de pelo menos 2.OOOKm com uma referencia no centro e duas sendo uma em cada extremidade da foto. Se as duas referencias das extremidades estiverem verticalmente retas com o plumo a terra é plana caso haja algum desnivelamento a terra é esférica. Muito mais fácil do que sair por ai pregando estaca no chão. A sim. Desenhe um circulo e imagine que o centro gravitacional é no centro e ai faça o plumo apontar para o centro em toda circunferência da mesma. O resultado do desenho é exatamente o que o globalistas defendem, ou seja um absurdo.

      Excluir
    4. sim, a diferença é que a terra é sustentada nas bordas por 4 elefantes ( mamutes para não pegarem um resfriado) e a lua por uma tartaruga gigante...

      Excluir
    5. A terra não é plana... é cheia de ondulações!

      Excluir
  14. Isso é bem facil de resolver ande pegue um telescópio um barco ande 50 km mar a dentro com o telescópio diresionado para um prédio então veja se o primeiro andar ainda aparece ande mais 50 km se o primeiro andar sumir a tera é redonda

    ResponderExcluir
  15. MUITO BEM, E ONDE FICA O ARGUMENTO Q O NAVIO SOME NA CURVATURA? QUER DIZER NOS CONSEGUIMOS VER? A TERRA EH PLANA.

    ResponderExcluir
  16. A agua sempre procura o nivel para se estabilizar. Como fica isso numa terra esférica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Já sei , não tem resposta pra essa perguntinha no seu mundo na forma de globo. Como não existe como contrariar isso, vc se apega a sua crença de uma terra da fantasia em forma de globo.

      Excluir
    3. Já ouviu falar da gravidade ?

      Excluir
    4. Queria ver alguém fazer esse experimento e provar que uma bola sendo enxarcada por uma manqueira de água a mesma se prende a ela e se molda nas curvas e pior uma bola se movendo a 1600km/h e girando mesmo que só 1k/h.com ar e nuvens em suspensão etc, etc, etc.Caramba como é que nunca pensei nessa mentira.

      Excluir
    5. Gravidade, vc conhece?
      Para meo, achei que fosse plausível essa teoria conspiratória!
      Ridículos argumentos, eu moro em Santos, alguém aqui já esteve no mar?
      A terra é um geóide e é isso!
      E responde aí a pergunta anterior, a lua é plana também?

      Excluir
    6. A gravidade que Tesla destruiu? Chamando de um truque matemático bem feito pra enganar trouxa,tá "sertão".

      Excluir
    7. Hey Wagner... Gravidade, vc sente?

      Excluir
    8. Fazendo uma força pequena eu posso, apenas pulando, me soltar do solo. Como a velocidade da rotação não joga nada para fora da terra? A força da gravidade é forte ou fraca?

      Excluir
  17. Ok GLOBALISTAS, TERRA-PLANISTAS e afins. gostaria de lembrar só a título de argumentação, que caso a visão dos edifícios seja encoberta pela curvatura (considerando um edifício de uns 30 andares), imagino que estando o 1º andar encoberto, então teremos que considerar a inclinação oposta da edificação em sentido oposto ao ponto de observação.

    ResponderExcluir
  18. Eu tive o prazer de conhecer nosso primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes e ele claramente falou em seu discurso da beleza da Terra vista da estação espacial, uma esfera azul linda!!!

    Será que a NASA fez alguma hipinose ou lavagem cerebral pra ele enxergar a terra redonda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples. Sou um terraplanista de carteirinha e se a NASA me oferecer a metade do dinheiro que ofereceu pro doutor atornauta Marcos Pontes eu digo que a terra é até quadrada e vou continuar tomando minha cervejinha muito bem acompanhado e bem pago. Simples assim.

      Excluir
    2. Convide esse astronauta pra debater com a gente. Quem sabe ele não nos convença.

      Excluir
    3. Você acha que ele vai perder tempo tentando explicar isso pra vocês? Kkkkkkkkk
      Não tem nem fundamento

      Excluir
    4. Pra esse cara ai que chamou o Cesar Pontes de "atornauta", é uma tática deles, negar tudo que não podem comprovar com os próprios olhos. Se não estava lá, então não é verdade. Ai fica inventando desculpinha de que o cara recebeu dinheiro pra falar que a terra é esférica, acho que os trocentos vídeos de lançamentos de satélites, e documentários desde seus projetos, ele também vai dizer que é teatro.

      Excluir
  19. Muito Simples!!!! se conseguirem observar a trajetória completa de um navio ou avião por um telescopio..luneta ou que quer que seja....Teremos a terra plana!!
    Agora se nao conseguirem teremos um globo lindo e maravilhoso ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem levar em consideração o ponto de fulga do observador e a densidade atmosférica do ar??

      Excluir
    2. Pior que os terraplanagem (gente isso nem existe) usam matemáticas e ciências hoje conhecidas pelo homem levando em consideração a curvatura dá terra, como por exemplo a pressão atmosférica!
      Já deu de internet pra mim hoje, vocês devem estar em casa rindo dessa palhaçada

      Excluir
    3. Vcs discutindo a curvatura sendo q eskeceram q estamos numa via Láctea infinita pendurada numa bola gigante com uma rotação de 1666 km por hora...gente apertem os cintos...so as rotas aereas ja fala q a terra é plana e imovel ... Um aviao indo no sentido de rotação da terra ha 1666 km por hora nunca chegara no destino sendo q o aviao anda ha 800 km por hora....outra coisa n existe uma rota q passe pela Antártida , sendo q seria possível um trajeto curtissimo daqui pra Austrália ..nova Zelândia ...peguem o seu globo imaginario e veja ...vcs foram contaminados com esse lixo de ciência fictícia por seculos e a verdade dói.

      Excluir
  20. Caralho, Bruce Dicson, esteve no concorde e disse que da pra perceber a curvatura da terra, e isso e tao facil de provar.
    https://www.youtube.com/watch?v=HwzUIE1Zvsk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ver é você provar que a terra é esférica, pois por enquanto você só acredita no que os outros dizem.
      Nos pelo menos, estamos procurando provar os fatos e parece que isso está te deixando nervoso.

      Excluir
    2. tipo acreditar no que os terraplanistas dizem?

      Excluir
  21. Antigamente, sem instrumentos, sem poder voar, afirmar que a terra era redonda, ou quase, era uma abstração realmente grande e de gente muito observadora como Giordano Bruno, Copérnico e tantos outros astrônomos renomados. Hoje há pelo menos uns cem anos e com o avanço dos equipamentos, sobretudo dos telescópios, das viagens à lua e outros planetas e das estações orbitais em torno da Terra é tão absurdo alguém dizer bobagens como a Terra ser plana que põe em dúvida a sanidade mental de quem afirma tal sandice. Ainda dizem que as bordas(?????) não podem ser inspecionadas, pesquisadas. entre uma série de besteiras que não batem coisa com coisa. É muita maluquice junta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre policiar a borda eu concordo que é uma bobeira geral pois não daria pra policiar 40.000Km de extensão de gelo, mas quanto ao resto e tirando algumas coisas fantasiosas tá mais fácil provar que a terra é plana do que esférica.

      Excluir
  22. A curvatura só é visível em altitudes acima de 25 Km (tem várias fontes na internet que afirmam isso). Então, esse argumento dos terraplanistas de que não se ver curvatura no topo de um prédio, montanha e nem de um avião (que viaja a 11 Km de altitude) como evidência de que a Terra é plana é inválido.
    Em relação ao "sumiço" dos navios no horizonte... terraplanistas dizem que sempre que se der zoom, seremos capazes de ver os navios por inteiro no horizonte. Isso também é inválido. Uma forma muito simples de ver isso, é pegar um telescópio (você nem precisa comprar um, basta alugar um ou ir em alguma Universidade que tenha curso de Física para obter um) é focá-lo num navio que esteja na distância da linha do horizonte. Mas para isso der certo, tenha certeza que o navio está na linha do horizonte (fica em torno de 4,5 a 4,9 Km).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo ! Apenas acima de 2080 KM ! Antes disso não !

      Excluir
  23. Olá, boa tarde! trabalho com topografia, percorro vários km por ai, e se eu não calcular a curvatura da terra o cálculo não bate, estou falando baseado em números, a terra é uma geóide. Mais perfeita que uma bola de boliche :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poha geoide n e uma bola n nunca viu uma bola de boliche na viada

      Excluir
  24. A ciência explica que é a força da gravidade que segura todos os objetos presos no chão. Essa força imensa seguraria também a descomunal massa oceânica, inclusive quando a mesma está na parte baixa da Terra, ou seja, de “cabeça para baixo”. A força de atração teria de ser extraordinariamente grande para conter presa no solo uma enormidade de massa d’água que chega, em alguns pontos, a ter 5 km de profundidade e centenas de largura. A força da gravidade manteria todo esse volume de água preso, colado no chão, mesmo que de cabeça para baixo e também nas “laterais” do globo, numa inclinação de 90 graus em relação ao horizonte e isso sem correr ou 'escorregar" para a parte baixa. São milhões de toneladas de água presas, neste caso, a um solo perpendicular ao horizonte, ou seja, em uma parede vertical. Levando-se em consideração que essa poderosa força de gravidade tem a capacidade de manter colado o mar nas “laterais” e também na parte inferior da Terra, ficando o mar, neste caso, colado ao solo de “cabeça para baixo”, sem se mover ou "escorregar" no declive, independente do grau de inclinação, indago: POR QUE ESSA MESMA FORÇA DE GRAVIDADE NÃO CONSEGUE SEGURAR, COLADA AO CHÃO, UM RIO, UM RIACHO OU UM PEQUENO VOLUME DE ÁGUA QUE, NO CASOS CITADOS, SEMPRE CORREM PARA A PARTE MAIS BAIXA, OBEDECENDO O DECLIVE DO SOLO? SE ESSA PODEROSA FORÇA CONSEGUE PRENDER NO SOLO IMENSOS OCEANOS, IMÓVEIS, AINDA QUE VERTICAL OU MESMO DE “CABEÇA PARA BAIXO”, COMO NÃO CONSEGUE PRENDER AO CHÃO, IMÓVEL, QUALQUER VOLUME D’ÁGUA EM UM SOLO INCLINADO? Seria como segurar um oceano preso em uma parede vertical e não conseguir evitar o curso de um pequeno volume de água em um terreno horizontal mas com pequeno declive. Gostaria de entender isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A terra se encontra no espaço e no espaço não existe "encima", "cabeça para baixo", "laterais" etc. E portanto, mesmo que não existisse gravidade, não existiria para onde os oceanos "caírem".
      Na física força peso se dá pela relação massa vezes aceleração da gravidade (F=m.g), com isso, quanto maior a massa de um corpo mais difícil é dele sair do chão. Espero ter esclarecido.

      Excluir
    2. Por que a força de atração deveria ser extraordinariamente grande para conter a água? Conter de onde? Para onde ela iria?! É meio que natural se perguntar como a água não cai da Terra, mas você já se perguntou para onde a água iria cair? Não vou responder aqui, acho que você já deve ter isso em mente.

      Eu entendi o que você questionou aí. Realmente é uma boa pergunta, mas você precisa entender que no universo não existe "cima" ou "baixo".
      Na Terra, quando falamos que algo cai, quer dizer que ele está sendo atraído para o centro da Terra. Quando algo é jogado para o alto, quer dizer que está se afastando do centro da Terra. Tendo isso em vista, fica fácil entender por que um riacho sempre corre para baixo (em direção ao centro da Terra) em qualquer lugar do mundo, mesmo nos lugares em que você acha que estão de cabeça para baixo.
      Eu posso fazer um esquema desenhado, se quiser, mas não acho que seja necessário, a explicação não é tão complicada. Abraços!

      Excluir
    3. Gostaria que me mandassem se tiverem algo a respeito de sobrevoo ou contorno da Antártida. Medida etc

      Excluir
    4. Por que a água do oceano não cai?
      Por que o espaço não tem chão.
      Só por isso.

      Excluir
  25. A ideia é boa, mas... Façamos um exercício de engenharia reversa baseado em seus próprios cálculos e na figura 1 que o ilustra.

    O seu primeiro círculo tem 75x75 pixels de tamanho.
    O segmento "reto" da linha na ampliação de 5000% mede 295 px de comprimento.
    Fazendo uma regra de três básica, teríamos que isso corresponde a 0,000787% da circunferência original.
    Ou seja, este é o limite antes da curvatura ser perceptível.
    Apliquemos agora aos dados sobre o nosso "planeta":

    Circunferência da Terra: 40.075 Km
    Limite retílineo antes da Curvatura= 40.075 km x 0,000787%
    Limite retílineo antes da Curvatura= 31,52567 Km

    Se ponderarmos que o próprio texto afirma que a visão humana abrange aproximadamente 52,44 km. Voilá! A curvatura continua não sendo perceptível, mesmo muito além do limite de 31,5 Km. Isso só pode significar que:
    1- A circunferência da Terra é muito maior que os alegados 40.075 Km
    2- Não existe curvatura. E a Terra é Plana!

    O resto é choro! Quem quiser meça as dimensões das imagens em qualquer editor de imagem, e confirme meus dados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou confessar uma coisa pra você. O segmento reto não tem amplicação de 5000%.
      O editor de imagens que eu usei para demonstrar isso não tem a opção de mostrar a diferença entre os tamanhos da imagem depois de editá-la, então eu estimei o valor de 5000%, que com certeza está errado.

      Se você encontrar alguma forma de medir a ampliação de forma não-manual, podemos refazer a imagem e refazer os cálculos. Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado pela sinceridade, infelizmente eu não tenho o registro do Photoshop senão o faria com certeza. Mas vamos aguardar.

      Abraços!

      Excluir
  26. Agora eu pergunto: com que objetivo alguém vai enganar dizendo que a terra é redonda? Que retorno chegaria com essa farsa? Não muda em nada a vida das pessoas. Mas há controvérsias com essa conversa de terra plana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ciência sempre teve um anseio forte em provar a nossa existência independentemente da criação de Deus. Acreditar no Globo afasta mais as pessoas de Deus. As pessoas se sentem insignificantes, pequeninos... Acreditar na Terra plana é ter a certeza da existência de Deus. A Bíblia diz que, no princípio Deus traçou um circulo e fez a Terra. E em cima da Terra, no céu, ele tem o seu trono. E, para Deus, somos como meros "gafanhotos" aqui em baixo. Não sou evangélico, mas, estudo a Bíblia, as teorias da conspiração, a enganação do mundo, etc., enfim... tudo!!! Não sou globalista, nem terraplanista. Sou um mero observador de tudo. rsrs... Felicidades!

      Excluir
    2. Cara, eu não logava nessa conta desde o ano passado e só agora fui ver o tanto de comentário, mas é tanto textão que nem to afim de responder. Só vou responder esse anônimo porque achei interessante.
      Vamos lá, você disse que acreditar no Globo afasta mais as pessoas de Deus. Bem, eu sou cristão, sou evangélico, tenho uma conexão bem intima com Deus e nada tenho a reclamar sobre minha vida espiritual.
      Agora deixa eu te perguntar uma coisa. Lá no ensino fundamental, quando ensinaram a você sobre o sistema solar, sobre o tamanho da Terra e do Sol, sobre toda a imensidão do universo e tudo mais, a partir daquele acontecimento, quantas vezes você se sentiu insignificante? Talvez até tenha parado para refletir sobre isso algum dia, mas fala pra mim, honestamente, em que isso te afetou? Por exemplo, você ficou depressivo algum dia por achar que é pequeno demais em relação ao mundo? Se sentiu tão insignificante a ponto de não querer fazer mais nada? Eu, sinceramente, não consigo entender como alguém poderia se afastar de Deus por pensar que é pequeno demais em relação ao universo.

      A esfericidade da Terra foi provada antes mesmo de Deus enviar seu filho à Terra. Dizer que a Nasa, a ciência moderna, os illuminates ou seja lá quem for querem fazer as pessoas acreditarem no Globo para afastá-las de Deus é, no mínimo, coisa de conspiracionista. Já acreditei bastante em teorias da conspiração sobre a área-51, sobre chemtrails, mas depois fui vendo que era tudo besteira e alienação, coisa de fanático (principalmente os chemtrails, depois que você entende a física da coisa, chega a ser engraçado)

      Eu estudo química mas sou fascinado por biologia, astronomia e qualquer outra área da ciência, e quanto mais eu estudo, tanto sobre o universo, galáxias, planetas, não só a formação deles mas também as fórmulas que os demonstram, ou sobre os seres microscópicos e as relações químicas entre o átomos em uma célula; quanto mais eu vejo o quão fascinante a natureza é, mais eu vejo que Deus é incrível (não no sentido literal da palavra, obviamente). Abraços!

      Excluir
  27. Eu não sei, ainda estou em duvida, sou Professor de Matemática e apos terminar a leitura e entender os fragmentos*, vejo também que matemática não é tudo, se percebermos em física que a nossa atmosfera é repleta ou melhor dizendo dominado por partículas de água(vapor), sabemos com base na experiencia que a água destorce a figura ou paisagem entrando nesse contexto, por isso acredito que a paisagem sobre efeito dessas partículas de água esconde a verdade sobre a terra ser plana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ÚNICA PARTÍCULA QUE VOCÊ DEVE DAR IMPORTÂNCIA É SEU OLHO POIS A MENTIRA É MUITO GRANDE E PODE SER DESMENTIDA APENAS OBSERVANDO AS COISAS MAIS SIMPLES DO NOSSO PLANETA.

      Excluir
  28. Existem 20 agencias espaciais além da nasa, e todas elas falam que a terra é esférica e vocês só atacam a NASA? Ela é a unica? Ou ela fez um acordo com os illuminatis e representantes da "NOM" para que ninguém saiba que a terra é plana?

    ResponderExcluir
  29. A questão se a Terra é plana ou não, não me incomoda. o que mais irrita, é que vivemos num mundo de farsas e mentiras e com certeza capitaneada pelos Estados Unidos e suas agencias secretas. São diversidades de situações inusitadas que com certeza pairam duvidas e quando se tentam buscar respostas sempre estão os homens de preto prontos para contestar e achar qualquer resposta satisfatória para permanecer tudo no segredo ( top secret ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA MENTIRA É TÃO IMENSA QUE SÓ OS LITERALMENTE CEGOS IRÃO DUVIDAR.

      Excluir
  30. é alegado que podemos ver a curvatura da terra a uma altura de 20km de um caça, o único problema é que já temos vídeos de balões de estratosfera a 33km de altura onde não se nota nenhuma curvatura. o choro é livre, só existe curvatura com lentes fisheye. todas as bases empíricas que supostamente "provam" a "curvatura" da terra são refutáveis. a única prova que se apresentam são as fotos e vídeos fraudáveis das agencias espaciais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plenamente de acordo com seu comentário. Um dos poucos lúcidos que li.
      Abraços!

      Excluir
  31. se é humanamente impossível perceber a curvatura da Terra, então por que o os gregos afirmaram haver curvatura na terra só pelo fato dos barcos sumirem no horizonte????????? então está base empírica não prova que a terra é uma esfera pois já se tem diversos vídeos de navios e barcos sumindo no horizonte na visão humana e sendo recuperados através de uma câmera com alta resolução! obs: os gregos nunca tiveram um instrumento óptico, se equivocaram e fizeram merda, erraram feião! ´´uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade´´ nem os gregos e nem os pais da ciência moderna foram ao espaço ver a terra de tão longe para confirmar aquilo que tanto afirmaram, imagine se uma agência espacial subisse bem alto e tivesse o susto de saber quem não tem bola nenhuma aqui em baixo?????? é melhor sustentar o que todo mundo já sabe, se não isso vai dá merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que ninguém ainda se ligou ao fato de que os próprios globistas ensinam que a terra vive constantemente bombardeada por asteroides, e outros elementos do espaço que são incinerados quando entram na atmosfera terrestre, porém porque nunca houve um caso sequer de um satélite ter sido atingido. Bem se é que existem satélites lá em cima.

      Excluir
  32. É difícil, sem provas, confirmar a teoria da "terra plana". Mas, fico com a teoria de que algo está sendo mal contado pelos "globistas" e a imensa avidez por dominação que têm, nos deixa um passo atrás com suas teorias controversas. Concordando com suas palavras, digo o mesmo "imagine se uma agência espacial subisse bem alto e tivesse o susto de saber quem não tem bola nenhuma aqui em baixo?????? é melhor sustentar o que todo mundo já sabe, se não isso vai dá merda."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo de você pois é mais fácil provar que a terra é plana do que provar que ela é esférica. Na verdade pra provar que ela é esférica o mais confiável seria subirmos ao céu e ver la de cima e não continuar acreditando na NASA quer hoje representa a única prova do planeta bola. Agora provar que a terra é plana até com um plumo de pedreiro ou pelo menos pensar que água não faz curva, acredito ser mais que suficiente embora muitas outras formas prática existem ao contrário de provar a terra esférica cujo o único recurso daqui da terra é observar e fazer cálculos com projeções de sombra.
      Abraço.

      Excluir
  33. Pessoal está precisando estudar!!!!
    NASA : formada por cientistas da Alemanha Nazista em 1959.
    Tratado da Antartida : assinado em 1958.
    Pouso na Lua : Uma FARSA TOTAL! Como ultrapassaram o Cinturáo de Van Allen????????
    Pesquisem também : Operaçao Fishbowl, Operaçao Dominique, Operaçao Deep Freeze, et e etc...
    ACORDEM !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser com calma. A humanidade não está acostumada a mudar seu pensamento de uma hora pra outra afinal esse assunto é recente e pensando bem é muito difícil imaginar que fomos enganados tanto tempo. CALMA.

      Excluir
  34. Estamos mostrando uma foto e o estudioso ai querendo provar a capacidade de visão humana.
    Provar que a imagem é reta por causa da imensa circunferência da da terra devido ao seu diâmetro não precisa de tanto bla,bla,bla. Eu brincando desenhei no 3dmax a circunferencia da terra na escala 1.100.00 e dividindo em apenas 16 partes essa circunferencia encontrei uma curva considerável medindo apenas 2.469km onde esse semi arco se aplicado em qualquer foto postada na internet principalmente as vistas de vôos aéreos que apresentam distâncias muito superiores a 2.000Km de comprimento demonstram claramente que tais imagens deveriam sim ter pelo menos uma curva e tal curva pode sim ser detectada pelo olho humano, talvez você que explicou com tanto entendimento acadêmico não queira acreditar como eu também não gostaria de acreditar mas a verdade da terra plana é um fato que temos que aceitar mais ou menos dia e ai você vai ficar com cara de bobo apesar de todo seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  35. Bom, li muitas hipoteses. Nenhum fluido conhecido em estado liquido faz curvatura. Ele sempre vai procurar o nivel, ate devido a propria pressao atmosferica.
    Um teste empírico é o teste que o ilustríssimo desconhecido ( vejam a historia dele e saberam o porque) AUGUSTE PICCARD fez. E pela altura que o desconhecido foi, ele deveria ter visto a curvatura da terra e voa la. NAO TEM! E o mais ingrigante, assim como Tesla, ele não ganhou destaque e o motivo é o mesmo usado em Tesla, ele mostra coisas que não deveriam mostrar.
    Procurem sobre Auguste Piccard. Vai ser bastante revelador. E mais uma pesquisa. Veja as rotas que o Capitao James Cook fez nas suas tres viagens ao redor do globo. E sobre ver cidades a longas distancias, o nivel do solo mostra que isso é impossivel, tanto do solo, quanto do mar. Logo, a discussao sobre isso nao é palpavel, ou estou errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, isso é uma questão de você conhecer Gravitação Universal ! Isso é mostrado no Ensino Médio !!! Isso tem a ver com a Gravitação Universal, de Newton ! Todos os corpos geram, em torno de si, um campo que atrai outros corpos... VocÊ precisa conhecer isso para não cometer erros de julgamento ( como os que vc acaba de cometer) sobre os fenômenos físicos ! Eu, você e a água estamos grudados na superfície do planeta por conta desse campo. A água não faz curva ?? COmo assim ? Mas a forma primordial da água e de todos os demais líquidos, na ausência de gravidade, é a esférica ? Nós apenas temos uma porção de água grudada numa esfera (Terra) pela ação do campo gravitacional terrestre... Qualquer dúvida me pergunte que eu te explico melhor... Abraço !

      Excluir
    2. Você estudou como eu estudei o Newton, mas essa teoria ja está ultrapassada, agora, o que manteria a terra à volta do sol seria a curvatura do espaço...só físicos é que arranjam ideias destas para manterem de pé a teoria. A superficie da água neste planeta nao faz curva, faça o que quiser ela é sempre plana. Por outro lado, se estamos a viajar a 105 mil km à volta do sol e a 1.600 em rotação, a lei do mar tem que seguir a do copo de água cheio. Pegue nele e gire sobre si próprio para ver para onde vai a água.

      Excluir
    3. Amigo, seu você estudou o Newton, como disse aí no seu comentário, e ainda diz que Newton é uma teoria ultrapassada, estuda novamente. Primeiro, Newton não é uma teoria. Segundo...deixa prá lá...

      Excluir
    4. A curvatura do espaço é a gravidade explicada de modo geométrico.

      Excluir
  36. Sobre a ida a Lua. Seguinte, atualmente é impossivel passar pelo cinturao de van hallen. o Video abaixo mostra que a propria NASA admitiu isso.
    https://www.youtube.com/watch?v=EcGdzFr6La8
    Outro detalhe. Se la é tao cobiçado, mapearam uma quantidade consideravel de coisas no ''espaço'', porque nao conseguem explicar e obter informações precisas da terra? Dos Mares? Porque ninguem pode adentrar a tal da Antartica? Porque James Cook, fez tanta volta, nao conseguiu dar a volta no globo usando norte/sul? É só sair do main stream e pesquisar os ilustres desconhecidos que voce vai se questionar muito mais. Lembrando. Quanto mais esclarecido é o povo, menos dependerá de um governo, menos controle, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. James Cook circunavegou um continente chamado Antártida. Não conseguiu atravessá-lo do mesmo modo que Cabot não atravessou América do Norte e nem Pinzon não atravessou a América do Sul.

      Excluir
  37. Outro nome, Capitao James Clark Ross. Vejam as palavras dele e veja quem os patrocinou, tanto o Capitao James Cook quanto James Clark Ross.
    E preparem para o mind blow.

    ResponderExcluir
  38. Por que a base de qualquer objeto some primeiro no horizonte ? inclusive, por que quando visto por luneta ou cameras superzoom, pode-se perceber que estão muito maiores do que o normal ? Ao meu ver, o video a seguir pareceu-me bem convincente...
    https://www.youtube.com/watch?v=ATpBIJws11I

    ResponderExcluir
  39. Só uma correção no raciocínio da explicação sobre "quanto se enxerga da linha do horizonte". Há uma imprecisão em sua argumentação, quando afirma que "não podemos enxergar a curvatura da linha do horizonte por dispormos apenas de aprox 50 quilõmetros de uma curva de 40.000 km... !". Isto não está correto, amigo, pois a impossibilidade de se enxergar a curva deve-se a um problema de geometria espacial. Na verdade a linha do horizonte curva-se sobre nós, tendo nós como centro de uma bolacha "plana" cujo raio mede aprox 4 km para quem tem 1,70 m, ok ? Você consegue visualizar ISSO ? Nossos olhos seriam o topo de um cone de base convexa cujo raio depende da altura dos olhos ao chão. Quanto mais alto se está, maior é o raio que pode ser observado, mas sempre como uma bolacha plana. E este é o principal motivo que faz com que tanta gente defenda a ideia de uma "Terra Plana". É praticamente impossível verificar a curvatura da Terra com as alturas que dispomos para observação. Quanto mais alto se vai, maior é a "bolacha" que enxergamos, sempre "plana". Acredito que mesmo na ISS, que está a 400 km de altura NÃO SEJA POSSÍVEL observar, a olho nu, a curvatura. Atualmente busco uma forma de definir qual seria a altura mínima para se poder verificar isso. Mas com toda certeza do mundo eu garanto : nós não temos como reproduzir esta altura, aqui na Terra ! Abraço e parabéns pelo Blog !

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Olha... a quem possa interessar... A altura mínima para se poder visualizar a borda da Terra, e verificar que o relevo não é o esperado ( o que comprovaria que a Terra é NÃO PLANA) é de 2080km, ok ? Portanto nem da ISS é possível verificar isso ! O que invalida todo tipo de observação feita em balões, aviões e satélites...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, tomando como base na altura que você comentou então TODOS os vídeos (inclusive ao vivo) e as muitas fotos da estação espacial internacional são FALSOS (o que acredito), pois em todos é perceptível a curvatura (se é que existe).
      O assunto é no mínimo interessante e se engana quem acha ridículo.
      Aliás, se me recordo bem a história nos diz que grande parte dos cientistas foi ridicularizada em suas descobertas e alguns até morreram por seu pensamento destoar do senso comum.
      De uma coisa sei, não se pode acreditar cegamente na NASA.
      Um pouco de pesquisa mostra vários vídeos com erros de edição grosseiros que sugerem grande manipulação de imagens.
      Mesmo ctrl+c e crtl+v em nuvens nas fotos da terra dá pra perceber.

      Excluir
  42. Até ontem eu não pensava ser Globo. Hoje, analisando os fatos e cálculos, passo a repensar sobre o assunto. Acho estranho o fato dos globalistas não responderem as perguntas. Mais estranho ainda pelo fato de partirem pra ofensas pessoais, tenho sensação de que eles pensam poder ser plana mas por orgulho não querem confessar.
    Gostaria de ler mais sobre as verdades que ambos defendem, se puderem postar links e ou dicas literárias eu ficaria grato.

    ResponderExcluir
  43. humanamente impossível! é acreditar em tudo que a NASA diz.

    ResponderExcluir
  44. Terraplanistas entendam uma coisa. O céu tem uma cor azulada devido ao efeito que a luz do sol tem sobre a atmosfera certo? Acho que isso vocês não questionam penso eu...no entanto na vossa teoria não é possível ver o sol durante a noite porque a luz não chega até nos da localização onde o sol se encontra. É essa razão que impede por exemplo para quem está no brasil ver o monte everest. Até ai dou o benefício da dúvida, no entanto se não é possível ver o monte everest como é possível durante o dia ver todos os "cantos" do vosso famoso domo? Não seria preciso haver contacto direto da luz sobre o mesmo para ser visível? Espero uma resposta plausível. Estou sentado. Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Sou acadêmico em Engenharia Cartográfica e estudo geofísica, geodésia e cartografia desde 2013, e não acredito que possa haver pessoas que acreditam na Terra plana e dou um conselho para os ignorantes que acreditam nessa teoria que querem deixar de ser ignorantes:
    Estudem sobre os MOVIMENTOS DIURNOS dos CORPOS CELESTES e principalmente os fundamentos da TRIGONOMETRIA ESFÉRICA e me expliquem a seguinte questão com provas concretas e convincentes: Como que equações de mapeamento que foram modeladas para a ESFERA e ELIPSÓIDE (na verdade a Terra é um GEÓIDE) serviram durante SÉCULOS e AINDA SERVEM para a cartografia marítima e convencional? Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Porque a terra é estática e por isso Você vê sempre as mesmas estrela e planetas.foi por assim que os navegadores portugueses fizeram os mapas maritimos. Quando a terra gira 6 meses à volta do Sol está no lado oposto e nao deveriamos observar as mesmas estrelas pois nao? Vai daí, dizem que giramos todos em elipse à volta da estrela Polar. Como a teoria de Newton empancou agora dizem que o espaço se curva. Eles drogam.se ahahahah.

      Excluir
  46. Entao min tire uma duvida vcs da terra globo. Se a terra gira em torno do seu proprio eixo numa velocidade de 1666 km por hora, como um aviao voando a 900 km por hora que é a velocidade que a maioria dos aviões comerciais vooan chegaria no japao voando no mesmo sentido em que a terra esteja girando? Por que quando esta no ar ele ja nao gira junta com a terra. E outra se a terra esta realmente girando nessa velocidade em torno do seu proprio eixo bastaria o aviao decolar e planar no ar e esperar ela dar volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo, quando você estiver viajando de ônibus, fique em pé no corredor e pule o mais alto que conseguir, se o ônibus estiver a 100km/h isso da aproximadamente 27,7 metros por segundo, ou seja se em seu salto você permanecer 1 segundo no ar, você vai ir 27,7 metros para traz, ou seja vai bater na parte de traz do ônibus e provavelmente se machucar certo? Errado, na prático isso não acontece pode pular sem medo, pois você ja estará em movimento na mesma velocidade do ônibus por isso quando pular vai cair exatamente no mesmo lugar.
      O mesmo acontece com a Terra, tudo esta girando á mesma velocidade que o planeta, inclusive a atmosfera, do contrario teríamos ventos de 1666km/h não é mesmo? Por isso se um helicóptero apenas planar ele permanece no mesmo ponto.
      Com o mesmo pensamento do ônibus, se você sair da parte de traz e correr para parte da frente do ônibus e depois voltar, vai perceber que levou o mesmo tempo, ou seja não foi mais fácil correr no mesmo sentido que o ônibus e não foi mais difícil correr no sentido oposto a ele, o mesmo ocorre com os aviões, não importa se estão no mesmo sentido da rotação da Terra ou no sentido oposto, como estão a todo tempo em movimento com a mesma velocidade da Terra, não importa o sentido que voem, vão percorrer a mesma distância, assim como você no ônibus. Espero ter ajudado abraço.

      Excluir
    2. Se eu correr em direção a frente do onibus eu estaria mais rapido que quem estaria parado,e mais rapido que o onibus.se correr para o final do onibus eu estaria em desaceleração. No caso o avião não poderia ser o passageiro do globo e dependendo do sentido estar em velcidades diferentes em relação a velocidade do globo.

      Excluir
  47. Como a Nasa tirou as fotos (fake) da terra com tantas diferenças uma outra, se nem a agencia espacial consegue ver a terra redonda.

    ResponderExcluir
  48. sabe por que com uma câmera com super-zoom ou o dobro você não veria mais o navio no horizonte?
    chama-se densidade atmosférica, no site norte americano usgs.gov, informa que há tanta água suspensa que se ela caísse em chuva o diluvio ia ser fichinha, então o efeito lensing, junto a poluição, ajuda na refração da luz; faça um teste no programa stellarium, vá até a parte " retirar atmosfera e você verá o que eu disse aqui, com atmosfera você vê poucas estrelas do contrario você verá retirando a atmosfera o céu muito mais estrelado.

    ResponderExcluir
  49. ok globalistas, os cara da terra plana colocam um monte questionamentos sobre a teoria do globo giratório em seu eixo(+-1600km/h, girando em torno do sol(+-107mil km/p), e a via láctea girando 4.567,65 km/s, segundo os físicos do consenso, vão e refutem Nikola Tesla, e o professor César Lattes, e brincadeira acreditar num troço desse, tudo gira, nós nem sentimos o tal movimento, tudo permanece no mesmo lugar, que sincronismo perfeito entre as estrelas, planetas, galáxias, nenhuma colide com as outras, aí pra dizerem do porque não haver tal choque, dizem para os trouxas," não colidem porque tudo se afasta de nós" tá "serto", orbita dos dois 1° planetas, como podemos vê-los a noite, mercúrio e vênus, se a face da terra como um globo está voltada para a escuridão, e podemos vê-los a olho nu durante a noite, uns "garotos ixpertinhos" irão dizer que o universo é 3D, tá de sacanagem, a estrela polar é fixa no céu do tal polo norte o tempo todo, os caras da terra plana fazem estudos de campo, empiricamente, mostrando e os "ixpertinhos" vivem usando formulas que só trazem resultado no papel, na pratica nada, um cara veio me falando do pendulo de FOCAULT, mas você para analisar 1ª e 2ª lei de newton, e depois nessa mesma lei diz que a inercia não interfere na atmosfera e rotação da terra e no movimento dos corpos em sua superfície, não interfere? então me explica, porque o pendulo se move se o movimento da terra não interfere, por essas e outras que a ciência do consenso têm descréditos junto aos verdadeiros cientistas que vão a campo na observância.






    4.567,65 km/s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca consegui ver a estrela polar aqui de São Paulo, na altura do Trópico de Capricórnio. Por que será?

      Excluir
  50. Eu tenho um telescópio refletor de 200mm newtoniano e já pude observar a partir do segundo andar de casa, a beira mar, navios muitíssimo além da linha do horizonte(aquela linha que divide o céu e o mar quando olharmos a olho nú) em dias limpos e claros sob as melhores condições e horários favoráveis a observação, como isso é possível?

    ResponderExcluir
  51. Aamigo s uma coisa parece certa ou a terra e plana ou as medidas que dizem corresponder a curvatura terrestre estão equivocadas
    Ja q falam q uma certa distancia deveria aver uma curvatura o objeto em questão deveria ficar fora do campo de visão mesmo com uso de um super zumm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem pode explicar?
      Se a terra é plana porque o Sol nasce e se põe?....outra pegunta...a Lua é plana?

      Excluir
  52. E olha que não sou terraplanista, mais tem muitas questões sem resposta no formato global

    ResponderExcluir
  53. Tomando como base na altura necessária para se observar a curvatura da terra comentada anteriormente então TODOS os vídeos (inclusive ao vivo) e as muitas fotos da estação espacial internacional são FALSOS (o que acredito), pois em todos é perceptível a curvatura (se é que existe).
    O assunto é no mínimo interessante e se engana quem acha ridículo.
    Aliás, se me recordo bem a história nos diz que grande parte dos cientistas foi ridicularizada em suas descobertas e alguns até morreram por seu pensamento destoar do senso comum.
    De uma coisa sei, não se pode acreditar cegamente na NASA.
    Um pouco de pesquisa mostra vários vídeos com erros de edição grosseiros que sugerem grande manipulação de imagens.
    Mesmo ctrl+c e crtl+v em nuvens nas fotos da terra dá pra perceber.

    ResponderExcluir
  54. SE A TERRA É UMA BOLA E GIRA A 1,600 KM POR HORA,COMO SE EXPLICA UM HELICÓPTERO PLANANDO PARADO À UMA ALTURA DE 8,600 METROS SEM PERDER SEU PONTO DE VISÃO NO SOLO,http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/08/helicoptero-russo-voa-8600-m-de-altitude-e-bate-recorde-mundial.html.
    SE ESTE MESMO HELICÓPTERO PLANAR FIXO ELE SE DESLOCARIA DE SEU PONTO 26,66 KM ,A TERRA NÃO GIRA????
    E OS MISSEIS INTERCONTINENTAIS USADOS NAS GUERRAS COMO FICARIA SUA EFICIÊNCIA LEVANDO EM CONTA O GIRO DA TERRA,E O PAIS QUE O LANÇA EM SENTIDO CONTRARIO AO GIRO DA TERRA.
    UM MÍSSEL HAVERIA DE CHEGAR MAIS RÁPIDO AO SEU ALVO ENQUANTO O OUTRO PERDERIA SUA TOTAL EFICIÊNCIA POR MAIOR QUE HOUVESSE TECNOLOGIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE ELE PLANAR POR 1 MINUTO SE DESLOCARIA 26 KM

      Excluir
    2. Lol
      A sério?!
      Os seus argumentos são tão ignorantes que até envergonham os terraplanistas.
      Eu até em criança observei essa fácil explicação no carro em movimento com uma bola. É tão básico!!
      Tudo o que está dentro do "objeto" em movimento está à mesma velocidade, logo se deixar cair uma bola, ela vai cair na vertical, mas se houver um abrandamento acentuado ela continua a cair na vertical mas não em relação ao mesmo ponto de partida. Já ouviu falar em inércia? Como tirar uma nota debaixo de um copo sem que este mexa. Está tudo ligado meu caro.

      Excluir
  55. E A ISS QUE ORBITA A TERRA E VIAJA A UMA VELOCIDADE DE 27,700 KM/H E "PASSA SOBRE NÓS A CADA 90 MINUTOS",ESSA REGRA TAMBÉM NÃO DEVERIA VALER PARA AVIÕES,HELICÓPTEROS E BALÕES SE A TERRA GIRASSE?
    A ISS ENCONTRA SE NA MESOSFERA CAMADA ESTA QUE TEM UMA TEMPERATURA DE ATE 1000°GRAUS,COMO OS ASTRONAUTAS FICAM DO LADO DE FORA COM AQUELES TRAGES À UMA TEMPERATURA DESSA,E NAO VENHAM DIZER QUE ESSES TRAGES SUPORTAM ESTA TEMPERATURA POIS AI EU VOU DIZER QUE É O MESMO QUE ESTIVESSE SENTENCIANDO NOSSOS BOMBEIROS A MORTE.
    EU PREFIRO COGITAR, À TER QUE ACREDITAR EM TUDO QUE ENSINAM POR AI,IDIOTAS SÃO AQUELES QUE SÓ ACREDITAM EM TEORIAS,FOTOS,VIDEOS FEITOS E ENTREGUES PELAS ESTAÇÕES ESPACIAS,PREFEREM ACREDITAR EM ET'S KKKKKKKKK.
    POR QUE O CIENTISTA FULANO FALOU QUE BLABLABLA!!! A TEORIA DA BLA!!! LEVANDO EM CONTA A FORMULA DA RAIZ QUADRADA DO CATETO DA HIPOTENUSA DIZ QUE A TERRA É REDONDA...
    VAIIII A CAMPO PROVAR COM OBSERVAÇÃO,SAIA DA MATRIX NÃO SEJAM ALIENADOS.
    O QUE É TEORIA?????
    RESPOSTA:teoria
    substantivo feminino
    1.
    conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica.
    "t. política"
    2.
    conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético e sintético.
    "princípios de uma t."
    ESPECULAÇÃO,HIPÓTETICO,MAIS OU MENOS

    ResponderExcluir
  56. a terra e inquestionavelmente plana os argumentos dos globalistas sao futeis... eu sou geofisico, eu sou engenheiro cartografo, eu sou bla...bla...bla isto nao muda nada, pode ser o maior matematico do planeta se ele me disser que 1+1 nao e dois eu chamo ele de mentiroso na lata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos os cosmonautas e astronautas do mundo são mentiroso então certo? Inclusive o nosso Marcos Pontes.

      Excluir
  57. Fica assim então nos primeiros 6 meses do ano a terra é plana, e depois ela começa a inflar até ficar redonda são as fases da terra, pra não ter discussão kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  58. Algumas coisas passam desapercebidas para alguns mas eu pergunto: Porque toda vez que tentam provar que a terra é um globo, sempre nos fazem entrar no campo da imaginação?
    Li o conteúdo atentamente até que.... Agora (vamos imaginar) que fosse possível perceber uma leve curvatura. Como é óbvio, a linha seria maior que os 52.44km calculados. Vamos supor que seja 56km.
    Vamos imaginar uma ova!!! oras porra!!! Apresentem fatos concretos oras!!! Tenha santa paciência imaginativa.

    ResponderExcluir
  59. Primeira TRAVESSIA da Antártida: Santa Fe foi conduzido por Patrick Bergel, bisneto do legendário, explorador polar, Ernest Shackleton, numa travessia ao continente mais frio do planeta, durante 30 dias, por 5.800km sobre gelo. Para além de percorrer grandes distâncias a temperaturas até menos 28 graus Celsius, o Santa Fe teve ainda que abrir novos caminhos sobre coberturas de gelo que nunca haviam sido percorridos por um veículo com rodas. E agora, qual vai ser a teoria conspiracionista fundamentalista religiosa será usada para tentar dar credibilidade para bíblia e mostrar q ela não foi escrita por homens, sem inspiração divina, que se basearam apenas na cultura e conhecimentos de uma época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, ele não atravessou o continente, mas apenas uma faixa estreita de terra (sob o modelo globalista mesmo). Sob ambos os modelos, ele apenas contornou a Antártida ligeiramente longe do litoral. É o que costumam fazer também nas "travessias até o Pólo Norte".

      Excluir
  60. Wow, preciso tomar cuidado para não tropeçar em uma pedra próxima a borda da terra, senão vou despencar no espaço. Isso é assustador. :-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível. Existe um domo separando a Terra das Águas, ou de seja lá o que tenha entre os dois. Além do mais, você congelaria antes de chegar ao Domo. A Antártida chega (próximo?) ao zero absoluto, e a quantidade de gelo acumulado por lá deve ser gigantesco, a distância do mar até o domo também deve ser gigantesca. Talvez seja possível chegar com foguetes ou naves espaciais, mas não sei se nossa tecnologia já avançou a esse ponto.

      Excluir
  61. Simples de resolver e acabar a briga, suba no Everest com um telescópio procura o ponto mais longo e sua visão alcançar. Calcule a distância e altitude dos dois assim vc chega a prova que falta.

    ResponderExcluir
  62. Já li muita besteira aqui. O argumento dos "defensores da Terra plana" de que pode-se "observar objetos além da linha do horizonte" não é completamente falso (mas isso NÃO significa que a Terra é plana). A luz refrata enquanto viaja na atmosfera. Se você sabe um pouco de ótica pode entender que a atmosfera, por não ser homogênea, se comporta como se fossem inúmeros meios de índices de refração DIFERENTES sobrepostos, permitindo que a luz mude de direção gradualmente. O mesmo fenômeno precisa ser levado em conta na construção de radares uma vez que as ondas eletromagnéticas a serem captadas também sofrem ação da atmosfera. Se quiserem se informar sobre o fenômeno, deixarei um link para um relatório técnico de um laboratório dos Estados Unidos, Novo México. Refaçam as contas vocês mesmos, estudem, e parem de brincar de adivinhar ou falar besteira.

    https://www.researchgate.net/profile/Armin_Doerry/publication/277011644_Earth_Curvature_and_Atmospheric_Refraction_Effects_on_Radar_Signal_Propagation/links/555f5ec808ae6f4dcc926daa.pdf

    Se não confiam no relatório técnico que mandei, sugiro estudar sobre Refração de Ondas Eletromagnéticas em qualquer outro artigo CIENTÍFICO sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  63. Como terraplanista que estudou bastante física, geologia e trigonometria, digo que a argumentação (com "evidências") que normalmente usam de que dá para se ver a curvatura da Terra "do espaço" é completamente furada. Primeiro, que as gravações que costumam usar nem ao menos são do espaço, segundo que a altitude para "se ver a curvatura" teria que ser umas dez vezes maior do que dizem que a Estação Espacial se encontra. Costumam usar câmeras muito distorcidas por lá. Não é apenas uma lente com campo de visão maior (com imagem bidimensional naturalmente curvada), mas muito maior e com parte das imagens cortadas creio eu, já que a curva é claramente exagerada, fraudada. A Estação Espacial não se encontra tão alto assim, apenas está acima da troposfera (por isso o "céu azul" se encontra abaixo dela), se encontrando na termosfera.

    Assim como a EE, qualquer vídeo de balão meteorológico ou aviões que apresentem curvatura na atmosfera terrestre são falsos.

    Abro uma exceção para a borda entre o dia e a noite, onde a curvatura do dia é visível. Não é a Terra que é redonda, mas o dia que é redondo. O Sol é redondo afinal.

    Mais uma informação é de que todas as imagens detalhadas da Terra do "espaço" são photoshopadas. As fotos são tiradas com um campo de visão menor e depois todas coladas artificialmente. A cor e contraste da Terra estão sempre incorretos, sempre tentam nos passar a imagem da Terra que sempre nos empurraram desde o século passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não fui claro, também quis dizer que a Estação Espacial não se encontra no espaço. Isso de espaço é propaganda pura. A única definição de que ela se encontraria no "espaço" é de agências aeronáuticas: colocam o limite onde não há atmosfera o suficiente (porém ainda há atmosfera!) para manter um avião planando sem cair. Espaço seria NO MÍNIMO a exosfera ou além dela.

      A Estação Espacial não é espacial!

      Excluir
    2. Numa terra plana não deveria existir está coisa chamada horizonte. É geometria.

      Excluir
  64. Mudando de assunto, gostaria de saber como calcular o seguinte: Uma aeronave a 12 mil metros de altitude e a distancia de 250 e 500(por ex.)km de uma antena a 550 metros ao nivel do mar. Qual a fórmula para o calcular esse campo de visada? Uso decoder de ACARDS via rádio e software. Os sinais são enviados a cada minuto pela aeronave e, decodificados informam dados aeronáuticos. Grato.PY4XUI

    ResponderExcluir
  65. Esse pessoal precisava voar de Concorde! Mas existem fotos da janela dos Concordes, tirem suas conclusões...rs...

    ResponderExcluir
  66. Minha nossa Galera, pra que tantos cálculos para provar aos terraplanistas que a terra é redonda? Um tempo desses o astronauta brasileiro Marcos Pontes viajou à estação espacial , foi feita uma comunicação via rádio entre ele e o jornal nacional da Globo. TRANSMITIDA AO VIVO!!!! Mas como todo bom terraplanista com certeza dirão que ele assinou um pacto de sangue com a NASA para não dizer que a terra é plana e a Globo está envolvida na conspiração claro. Ele e todos os cientistas sérios do Brasil, as estações do mundo inteiro que monitoraram o envento, as agências espaciais de todos os países e por ai vai... é até ridículo prestar atenção em terraplanista rs. Visito estes sites para diversão pessoal e ver até onde vai a ignorância humana.

    ResponderExcluir
  67. Galera, tanto de um lado como de outro, eu queria entender algumas coisas, e por favor, como eu não tenho conhecimento técnicos para explicações técnicas, queria expor umas duvidas que surgiram,
    Primeiro, eu to cagando e andando pra como é a porra da terra, só que é claro, eu conheço a terra como sendo esférica, porque foi assim que me disseram que é, ok, só que rodando estes sites de discussões de terra plana, e etc, e toda a discussão que está em torno disso, comecei a pensar em tudo que estão dizendo, tanto o pessoal da terra plana, quanto o pessoal da esfera, confesso que não tinha interesse nenhum no assunto, até me deparar com discussões calorosas...haha e até achei engraçado, porque parece que um não aceita o pensamento do outro...então, só pra deixar claro, eu não sei, não acredito, não penso, e nem tenho teorias de nada, mas tenho duvidas que surgiram vendo todos os comentários, e teve alguns que me deixaram de cabeça quente tentando imaginar, e aí comecei a pensar nessa porra de terra plana, e caramba..to tentando achar respostas
    1 - Achei interessante um comentário que perguntou porque só vemos uma face da lua sempre ( aqueles desenhos da hora..que segundo minha mãe é o São Jorge rsrsr..) beleza, essa é uma duvida,
    2 - as estrelas também, eu sempre quando to olhando pro céu vejo sempre as mesmas estrelas nas mesmas direções..( digo isso, pq também minha querida mãezinha ficava colocando nomes nas estrelas..rsrs e tem uma sequencia de 3 estrelas que ficam alinhadinhas, que pra minha mãe eram as três Marias ) só to falando isso pra falar que sempre vejo elas na mesma direção o ano inteiro,

    Essas 2 duvidas me surgiram, justamente porque todos falam e que a terra está girando em torno de si mesma durante 1 dia, e depois em torno do sol durante 1 ano..( to falando em termos leigos, não sei falar tecnicamente )

    3- andei dando uma fuçada no google earth ou google maps, e to com a cabeça muito quente, pq assim, sendo a terra um globo, e tendo o tal satélite lá pra tirar as fotos e tals, e nos mostrar como ela é, porque só consigo girar a porra do globo na horizontal?, quando tento na vertical ele trava nos 2 polos, tanto sul quanto norte, ...pq o que eu fiz, peguei ali na américa do sul em direção ao lado direito horizontal e fui rodando, beleza...voltou pro mesmo lugar, agora quando eu rodo vertical, ai ferrou meus miolos, pq, primeiro o google maps não deixa rodar, trava num dos pólos, e, mesmo eu fazendo mentalmente essa volta e girando ele horizontalmente pra poder ver um pouco, essa volta vertical não bate, digo, não volto pro mesmo lugar,.....não sei se entenderam, mas basicamente, se é globo, se eu girar tanto na horizontal, quanto na vertical, tinha que voltar para o mesmo lugar, lá no mapa, fotografado pelo satélite, da bug na vertical,..
    4 - e Seguindo a lina de raciocinio da terceira duvida acima, poxa..a gente consegue ver por essas fotos de satélite todos os lugares da terra, perfeitos, tudo certinho, mas quando chga nos pólos Norte e Sul eles não deixam ver, cacildis...se é foto de satélite, é um globo, o negocio ta la em cima, a terra gira, pq não conseguimos continuar na trajetória de visualização vertical, só na horizontal?...to a meia hora tentando ver a Antártida ali no meio e não tem como....eu pego a américa do sul e viro, vou pra cima, pra baixo, pros lado, entro de um lado e saio do outro e etc...lá ná Antártida só da pra entrar visualmente falando, vc tenta ir levando a tela do computador pro meio da Antartida pra sair do outro lado e ela trava...to intrigado com isso...

    Como tá todo mundo se chingando ai pra cima, volto a repetir, só to com duvidas, pra mim tanto faz o que é o ou que deixa de ser, só fiquei na duvida depois de tantas teorias, de um lado para o outro,
    E sem querer ser chato, as explicações de ser plana tá mais pláusivel do que globo....pq na plana, vc ainda consegue imaginar algumas coisas coerentes, tipo água nivelada e etc, no globo fica tudo muito cientifico e calculos, e gravidade, e atmosfera..sei lá....
    Bom é isso, absssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, vou tentar responder o que eu sei.
      1) A mesma face da lua é porque a velocidade de rotação da Lua é a mesma que a revolução em torno da terra.
      Em outras palavras um dia na terra são 24 horas, e um dia na Lua dura mais ou menos 27 dias o mesmo tempo que ela leva para fazer a volta.
      Isso é dificil de entender só na imaginação, então tente fazer usando uma bola, ou mais fácil ainda, pegue uma cadeira e coloque no meio da sala, e de uma volta em torno da cadeira mas sempre com o corpo de frente para a cadeira, notou que quando você começou a volta você estava de frente para uma parede, e quando você fez metade da volta vc ficou de costas para a mesma parece e ao completar a volta vc voltou a ficar de frente para a parede, mas se tivesse alguem sentado na cadeira teria visto vc sempre de frente, no caso a cadeira representa a Terra e vc a Lua.
      2) Tem certeza que quando você olha o céu você sempre ve as mesmas estrelas, na mesma posição ?
      Olhar o céu é diferente de observar o céu, vc olha de maneira descompromissada, olhar é distraidamente, sem perceber, as vezs a gente olha uma coisa e nem enxerga.
      Em vez de responder a sua pergunta sugiro que você passe a observar o céu, pegue um ponto de referência, pode ser uma árvore, um prédio, e marque a posição de algumas estrelas e a hora que você observou, deixe tudo anotado, depois de uma semana volte e olhe o mesmo lugar, com base na sua referência e no mesmo horário e anote a posição as estrelas que estão naquela posição, faça isso por uns 3, 4 meses, nem precisa ser uma vez por semana, pode ser até só uma vez por mês depois desses 4 meses você vai ter respondido a pergunta se realmente você e sua mãe viam mesmo sempre as mesmas estrelas nas mesmas posições.

      3, 4) Não sei explicar, teria que estudar o assunto, mas sei que grande parte dos satélites ficam em uma órbita chamada geoestacionaria que é por cima da linha do equador, outros tem outras órbitas, não sei qual a explicação técnica para o google agir dessa forma que você falou, mas se tem interesse em ver imagens dos polos basta pesquisar por fotos de satélites dos polos e vai achar fotos tanto da Nasa como de outras agências, inclusive em 2010 a agência europeia lançou um satélite, o Cryosat, exatamente para isso, observar o polo.

      Excluir

  68. Qual será o critério do efeito Coriolis?


    Com efeito Coriolis:

    A Força de Coriolis é exemplificada e serve de base para diversos efeitos que acontecem na Terra. Essa força influencia no movimento das massas de ar, desvia a trajetória de projéteis de longo alcance e causa modificações no plano do movimento de um pêndulo. No cotidiano, o Efeito de Coriolis é o responsável pelos movimentos giratórios dos furacões que atormentam a vida dos moradores do Hemisfério Norte. Os ventos de nortada que se fazem sentir na costa oeste da Europa são um resultado deste efeito. Será que dá para ver esse efeito na água que escoa pelo ralo de uma pia? Quando eu era estudante meu professor disse que dava e disse mais: no hemisfério norte a água escoa no sentido anti-horário e no hemisfério sul, no sentido horário. Segundo ele, essa era uma manifestação inequívoca do efeito Coriolis.

    Sem efeito Coriolis:

    A rotação da Terra não interfere de maneira nenhuma no tempo de voo de um avião, não interessando se a aeronave voa contra o sentido de rotação (oeste) ou a favor (leste). A razão para isto é que a atmosfera na qual o avião está sustentado está “viajando” na mesma velocidade de rotação da Terra (aproximadamente 1180 km/h). Para ficar mais fácil de explicar como a atmosfera está acompanhando a Terra, quando você dá um pulo bem alto você sente que cai no mesmo lugar ou um pouco mais para trás? E se você jogar uma bola de gude do alto de um prédio, ela vai cair em linha reta ou vai sofrer o deslocamento da Terra e cair pro lado?

    ResponderExcluir
  69. Por que o módulo lunar, ao retornar para nossa atmosfera, não sofreu impacto do efeito Coriolis e saiu rodopiando desgovernado? Como explicam que nenhum dano relativo a isto aconteceu, nem há qualquer relato sobre isto?

    ResponderExcluir
  70. vcs q acreditam q a terra é um globo também acreditam em DEUS ou preferem acreditar q tudo surgiu de uma explosão, como então tudo ficou em perfeito lugar nosso ¨planeta¨ o único capaz de gerar vida de diversas formas arvores frutíferas, sementes diversas, seres orgânicos etc, E os outros planetas pq estão vazios e as galaxias e os planetas em outros sistemas solares o que dizer?
    prefiro crer em um DEUS que fez todas as coisas em perfeita ordem com poder e sabedoria e que nenhum homem pode compreender ou dar conta da sua origem o mesmo que fez esse plano e nos confinou a seus cuidados um DEUS maravilhoso que ama a sua criação e que devemos retribuir todo o seu amor o louvando e dando glorias pois esses governos satânicos transformam as pessoas em alienados e domesticados com suas mentiras para descredibilizar a DEUS e vendem suas alma entroca de fama e riquezas mas o fim deles esta próximo, gloria a DEUS nas alturas aleluia e amém.

    ResponderExcluir
  71. A Terra é plana, manipularam tudo por poder!!!!!!!

    ResponderExcluir
  72. É muito simples, basta ver um vídeo completo da estação espacial ao redor da Terra, se em algum momento a câmera achar o fim, tá tudo resolvido. E olha que estou procurando o fim do planismo da terra e não tem jeito.

    ResponderExcluir