quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Os navios somem no horizonte

Sim, eles somem.

Muitos adeptos da teoria da terra plana dizem que os navios não somem no horizonte, mas ficam cada vez menores, a ponto de ser impossível distingui-los do horizonte à olho nu. Tal afirmação pode ser facilmente desmentida apenas observando os navios que se afastam para o horizonte.

Desenhei o esquema abaixo para facilitar a visualização dos cálculos feitos para determinar a distância entre os olhos do observador e o horizonte visível:





Onde:

R = raio da terra ≈ 6.370Km (6370000m)
H = altura do observador = 1,70m

Formando-se o triângulo retângulo QPO, onde a hipotenusa é o raio da terra mais a altura do observador e um dos catetos é o raio, é possível calcular o outro cateto, que é a distância entre o observador e o horizonte, uma reta tangente à terra.

Sendo assim, um observador de 1,70m tem um campo de visão do horizonte de, aproximadamente, 4,65km. Objetos situados mais longes que esta distância não poderão ser vistos completamente, já que a curvatura da terra o esconderia, começando de baixo para cima. Por esse motivo é possível ver os navios "descendo" no horizonte.

O vídeo abaixo retrata perfeitamente o que foi descrito:


Mas não acredite no que foi provado aqui, prove você mesmo, compre ou peça um telescópio emprestado para alguém e leve-o para algum lugar onde você possa ver o mar. 

Faça os cálculos tomando como base a altura do telescópio (leve em consideração a altura de prédios, morros, montanhas, etc.) para saber a distância máxima que poderá ser observada e veja com seus próprios olhos os navios desaparecendo atrás da curvatura terrestre.

48 comentários:

  1. Fiz o teste com uma câmera de alto zoom e consegui ver um navio a mais de 20 km de distância. E ae?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você sabe que são 20 km ? Você viu o navio desaparecer ?

      Excluir
    2. o cara retirou o vídeo por que??

      Excluir
    3. Eles vão falar que ilusão de óptica, que é a imagem do navio refletida na atmosfera, ou qualquer outra bobagem desse gênero.

      Excluir
    4. E você considerou a altura do navio na sua conta? tem navios com altura de 60m. tem que levar isso em consideração

      Excluir
    5. Estranho...
      Filmei um farol (Farol da Ponta da Sela, em Ilhabela) da praia do Barequeçaba, em S.Sebastião. Entre o ponto que filmei e o farol existem 8 quilômetros. No video aparecem as pedras e o mar batendo nelas.
      Filmei, também, a Ilha dos Alcatrazes do mesmo local (praia de Barequeçaba - S.Sebastião) e, de onde filmei, há uma distância de 40 quilômetros entre a praia e a ilha... (quarenta) e a ilha aparece totalmente inteira...
      Eu estava na praia, tenho 1,72m e utilizei um zoom de 200x. A ilha aparece inteira.
      Por causa do video que fiz (justamente para isso), achei que, para sumir no horizonte, deveria ter bem mais de 40 quilômetros.
      Abraço.

      Excluir
    6. Vc n considerou a sua altura em relação ao mar. O artigo acima tem algumas falhas, uma delas é não lembrar que navios estão na altura do mar, enquanto que vc não, na enorme maioria das vezes. 4,65 KM é a distância em que um objeto COMEÇA a sumir para alguém que está em pé no nível do mar. Para isso seria necessário que vc estivesse em alto mar, e o objeto que vc vai observar tbm, e além disso vc precisaria estar um um barco pequeno, como um boat. Se vc está no continente, vc está muito acima do nível do mar, fazendo observações de objetos no nível do mar, e precisa refazer os cálculos, contando não só com a sua altura, mas com a altura que vc está em relação ao nível do mar.

      Excluir
    7. Pedu-bó terra planista, se a Terra é plana por que se contentar com um navio no horizonte? Tira uma foto de Lisboa com essa teleobjetiva e fique famoso.

      Excluir
    8. Esse negocio de terra plana ta me incomodando, existem explicações do porque não se pode ver a longas distancias e a agua não curva de jeito nenhum, isso me deixa preocupado

      Excluir
  2. Se essa camera do vídeo fosse uma p900 ele estava vendo o navio até agora!!!! globeta ou planeta?!!

    ResponderExcluir
  3. Se essa camera do vídeo fosse uma p900 ele estava vendo o navio até agora!!!! globeta ou planeta?!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. TERRA CILINDRO: reto na horizontal e curvada na vertical! ôh "inteligente", pensa comigo: o horizonte a altura do observador é sempre PLANO, mas os navios somem na visão do observador numa curvatura apenas na vertical???????????? em uma esfera a curvatura está para TODOS OS LADOS, então considerando que o horizonte é SEMPRE PLANO e que os navios somem numa curvatura na vertical a terra tem um formato cilíndrico! é alegado que os navios e faróis "somem" devido a "curvatura" da terra, o único problema é que o navio ou farol não faz UM CENTÍMETRO de inclinação em favor da "suposta curvatura" ele sempre permanece de pé como antes na linha do horizonte! vou demonstrar um método científico reproduzível, observável e mensurável pegue uma bola, a coloque na sua frente e põe um copo no meio dela , arraste o copo para qualquer direção, se você levar o copo até a frente o objeto se inclinará em favor da curvatura e para qualquer lado que for pois há um ângulo de INCLINAÇÃO curvado em todas as direções e dependendo de onde você arrastar o copo na bola o objeto se inclinará, isso não acontece com navios, faróis ou casas e apartamentos depois da linha do horizonte, eles permanecem sempre de pé! o que acontece é que os navios somem da sua linha de visão, o que nos faz acreditar que somem numa curvatura é por causa da doutrinação em nos dizer desde crianças que a terra é uma bola, se o navio ou farol sumir de sua visão pegue um potente telescópio que o navio continuará SEMPRE DE PÉ, esse vídeo do barco só serve para provar de que não existe curvatura nenhuma pois a terra é PLANA! esses cálculos são ridículos e não valem de NADA, foram criados com o propósito de provar suas teorias os quais não condizem com a realidade! não há nenhuma foto verdadeira da terra! o globo é farsa, não existe curvatura, A TERRA É PLANA! NASA 1958-2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu experimento tem um grande erro, a terra é enorme, um barco não vai ficar curvado para o lado nunca. É como colocar uma pulga numa bola do tamanho do maracanã, seu grande erro foi a perspectiva.

      Excluir
    2. Cara... sinceramente... tu é burro...

      Excluir
    3. refute com provas, chamar o cara de burro não muda nada.

      Excluir
    4. refute com provas, chamar o cara de burro não muda nada.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. A teoria da terra plana não consegue explicar, com clareza, duas coisas:
      1) o "sol da meia-noite". Este fenômeno é mais notório no pólo sul (Antárctica) e no pólo norte, no verão, inversamente. Quando é verão no pólo sul é inverno no pólo norte, e vice versa. São quase quatro meses 'sem o sol se pôr', em um pólo, enquanto são quase quatro meses de noite, no outro pólo. É como se o sol ficasse circulando no céu. Na teoria terraplanista, o sol não fica visível por vários dias, em nenhum lugar do mundo.
      2) se a terra é plana, por que olhamos para o horizonte oceânico, mesmo com um telescópio, e não vemos outro continente? Não é possível ver a África da América e vice versa, mesmo numa linha de visão desobstruída.

      Excluir
    7. Vamos lá: Possivelmente você estudou que consideramos o espaço em 3 dimensões: x, y e z. Se um objeto está andando paralelo ao litoral você irá demorar mais a perdê-lo de vista porque:

      Imagine você sendo o centro de um círculo, onde o raio desse círculo é o limite de visão por conta da limitação da curvatura. Para um objeto sair desse raio não é mais rápido ele ir na direção perpendicular, ou seja, seguir apenas pelo eixo x(reto), com zero movimento em y? Se ele fizer qualquer movimento lateralizado (se deslocando no eixo y), demorará um tempo maior para você ver sumindo, porque ele irá se deslocar um valor maior que o raio. Consequentemente, você irá demorar mais para ver um Navio desaparecendo quando ele se desloca paralelo ao horizonte. Espero ter sido didático.

      P.S.: O comentário acima é muito pertinente também. Se a Terra fosse plana, seria OBRIGATÓRIO que uma pessoa com uma lente poderosa conseguisse avistar o litoral da África. Lembrando que argumentar que é limitação dos nossos olhos ou das lentes é um argumento muito pobre. Nós conseguimos enxergar o Sol, que está a 150.000.000 Km de nós e as lentes dos telescópios conseguem enxergar a RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO, que está no limite do que é visível do Universo.

      Um abraço.

      Excluir
    8. A terra inclina apenas 1 grau a cada 100km, não faz sentido esse teu exemplo.

      Excluir
  6. não sei, mas achei um erro nos cálculos, acho que deveria ser ligeiramente diferente. Talvez eu não tenha entendido a proposta dele.

    ResponderExcluir
  7. Se a agua pudesse aceitar ficar em desnível essa discussão da terra ser plana ou esférica teria algum sentido, mas como a água sempre procura o nível é mais logico a terra ser plana. Não existe nenhuma foto real da terra do espaço, apenas composições feitas por impostores que dizem ter ido a lua, mas que confessam que até hoje em dia não poderem passar pela orbita baixa da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a sua refutação de que a terra é um globo baseado no nível da água. Parece-me que a hipótese da gravidade que, presume-se, atrai uma porção de matéria para o centro de massa de outra porção de matéria, explica bem o fenômeno. Quanto aos astronautas e suas agências serem impostores, isso fica por conta de sua necessidade de acreditar ou não nas coisas que te dizem.

      Excluir
    2. Fantástico... Resposta bem pensada.

      Excluir
  8. esses globalistas nao acrditam nem em senso comum , a terra deve ser um globo e nos somos aranhas multantes hora estamos de cabeca para cima hora estamos de cabeca para baixo outras vezes estamos andando de lado. o objeto com maior massa atrai objetos menores por isto globalistas cuidado ! a lua vai cair na terra a qualquer momento e pior e que a terra vai cair no sol tudo pela foca da gravidade kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se VC sabe mas existe uma coisa chamada orbita.

      Excluir
    2. "somos aranhas multantes" Já imaginei uma aranha com roupinha de guarda de trânsito...kkkkkkkkkk

      Excluir
    3. no espaço sideral não existe "de cabeça para baixo" ... :/

      Excluir
    4. Força gravitacional. Aqui na terra existem câmaras antigravidade simulando o vácuo, onde as pessoas entram e ficam flutuando. Existe projeto de fazer essas câmaras em parques de diversão. Sabia disso?

      Excluir
  9. Entendo, acontece que as Leis de Newton tem resultados diferente se aplicadas em sistemas inerciais ou não inerciais... Vc conhece a dinâmica atmosférica? O que falar sobre as células de Hadley e Ferrel? Possuem sentidos de rotação diferentes,mesmo a Terra girando em um sentido.... Sei que sua explicação se baseará na Força de Coriólis (que ratifica a gravidade) e talvez nas forças centrífuga e talvez centrípeta, porém lembro que todas essas forças são consideradas "pseudoforças" dentro da própria física, pois, não são oficialmente comprovadas.

    ResponderExcluir
  10. Refração e absorção da luz. A refração da luz é regra pra explicar o que vemos mesmo no modelo do Globeta Terra. Sério, o espantalho de que tudo apenas ficaria pequeno (E MICROSCOPICAMENTE VISÍVEL) não se sustenta. Todo dia, TODO DIA, nós vemos os efeitos disso no pôr-do-sol.

    O que foi apresentado no artigo acima é apenas a explicação dentro do modelo globalista, não é uma refutação a merda alguma além de espantalhos. Se é pra seguir espantalhos, sem contar com a refração, os terraplanistas estão em vantagem, já que existem centenas de vídeos que capturam imagens de coisas que deveriam estar além do limite do "horizonte" curvado.

    Por outro lado, espero que tenham aprendido refutar refutamentos terraplanistas com isso também (além de trigonometria). Refração e absorção da luz são muitíssimo importantes. Lembrando sempre que vocês são patéticos ao defender o globo com essa histeria rasa, cheia de espantalhos.

    Acompanharei os artigos pra ver se acertam em alguma coisa contra o formato correto da Terra (plano) ou se ficarão apenas na papagaiagem.

    ResponderExcluir
  11. Se a terra tem 40000km de circunferia, então ela tera 6366197 centimetros de raio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trump é um robo.

      Excluir
    2. larga de ser burro... C = 2piR
      C = 40.000KM que é 40.000.000m que é 4.000.000.000cm
      ou seja
      4.000.000.000 = 2 x 3,14 x R
      R = 636.942.675,16cm

      Excluir
  12. Resumindo: a água pode ser curvada e os oceanos são redondos.
    Interessantíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agua pode ser curvada, isto é a agua não escorre dos morros.

      Excluir
  13. é afirmado que navios e barcos somem na curvatura a 20km de distância, porém existem filmagens de balões de estratosfera que alcançam 40,50 e 60 km de altura e mostram um horizonte totalmente PLANO, a pergunta é: se não existe curvatura a 60km DE ALTURA como os navios e barcos somem numa "curvatura" a apenas 20km DE DISTÂNCIA???

    ResponderExcluir
  14. Galera, nada some no horizonte devido a curvatura alguma! Some por causa da distância e da perspectiva. O círculo Plano da terra é gigantesco!!!! Essa coisa de terra bola molhada e loucamente perdida no espaço sideral de Star Trek nunca existiu. É tudo conversa fiada pra "Gado" dormir...! Vamos acordar minha gente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os objetos sumissem por conta da distância você não seria capaz de ver o Sol, que está a 150.000.000 Km de distância ou a radiação cósmica de fundo que está no limite do que é visível no Universo.

      Excluir
  15. https://youtu.be/7nUFLLUahSI provavelmente este é o link do vídeo que está sem acesso.

    ResponderExcluir
  16. https://youtu.be/n1CJZx4llto este tbm pode ser o link do video inacessível.

    ResponderExcluir

  17. Olá, vou deixar uma pergunta bem simples, bem se realmente estiver interessado na verdade dos fatos, ou apenas aceitar tudo como certo

    Supondo que você esteja numa praia, céu limpo e ensolarado e observando o navio sumindo no horizonte a sua frente


    opção 1 - O navio começou a descer pela circuferência da terra?
    opção 2 - O navio não está descendo pela curvatura da terra porque a terra é plana?


    Se a opção escolhida por você é a opção 1, como então a agua está chegando até você que está na praia já que supostamente o navio está descendo pela curvatura da terra a sua frente? O navio está ou não descendo a sua frente pela curvatura do planeta?

    Sinto muito discordar mas na natureza não existe água que sobe e sim agua que desce até se nivelar, e o navio supostamente está descendo ou não?


    agora se você escolheu a opção 2 você pensa como eu, o navio sumiu da sua vista por aquilo que aprendemos nas escolas (engenharia, desenho, fisica) chamado de perpectiva, além da nossa baixa capacidade de visão ser muito limitada não chega nem perto da capacidade de visão de uma águia, pois se tivessemos um binóculo, telecópio, etc, com alto poder de zoom de aproximação, aquele mesmo navio voltaria a ser visto novamente


    E a água de todo oceano do nosso planeta que é plano é nivelada, e se ela está nivelada à nossa vista é justamente porque agua está no topo da superficie e não fazendo volta por um suposto planeta globo,


    exemplo se pegarmos um globo de vidro de uma lampada de nossa casa e enchermos esse globo quase totalmente de água, essa agua estará apenas nivelada no topo(e não nas laterais porque o globo de vidro é redondo)e você pode fechar esse globo com uma tampa e girar ela vontade no seu proprio eixo que essa água sempre estará nivelada no topo e não nas laterais, assim como na caixa d' água, num lago, etc, somente no topo estará nivelada. E em nenhuma construção de prédios e casas no mundo é erguida sem antes nivelar a base da construção no sentido horizontal. Ai sim depois que se fez base da construção na horizontal é que se pruma as paredes na vertical, como se daria isso se supostamente vivemos num planeta com forma de um globo, unico lugar que poderia ser nivelada a base no sentido horizontal seria no todo ou perto do topo do globo e não nas laterais e nem abaixo.



    Na natureza não existe mágica, assim como não existe correnteza de água que sobe por ela, se isso fosse real, qualquer pessoa poderia tirar uma foto ou observar essa água mágica pessoalmente, em qualquer localidade do planeta.













    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou só complementar o que escrevi acima, com uma coisa que me passou pela cabeça, sobre o navio



      Imagine que você disponha de uma bola de festas, um barquinho de plático ou de papel e um nível de pedreiro que eles utilizam para para nivelar as construções




      Se você colocar o barquinho em cima da bola você consiguirá facilmente nivelar esse barco sobre a bola, observando a bolha do nível de pedreiro que estará centralizada na ampola de vidro do medidor.



      Mas o que acontecerá se você tentar nivelar horizontalmente com nivel de pedreiro esse barco, na parte vertical da bola?


      Além de não conseguir, a bolha do nivel do pedreiro vai subir indicando o barco está descendo pela bola na sua lateral.


      Bem o que podemos concluir além das indicadas acima com essa experiência?


      Essa pode ser a prova definitiva para acabar com qualquer dúvida ou teorias sobre o formato do nosso planeta



      Mas algúém poderia argumentar mas como assim?


      Facil precisará apenas medir o nivel do navio verdadeiro sobre ÁGUAS CALMAS, com preferencia tendo uma equipe de solo, testemunhas, imprensa, para oficializar a experiência...


      Porque o navio partindo do ancoradoro estárá nivelada sobre as aguas, e na hora que ele sumir no horinzonte o nivel terá que indicar que ele está descendo, se verdadeirente o nosso planeta em que vivemos tem formato de um globo.


      Agora se o navio partindo do ancoradoro está nivelada sobre as aguas e sumindo no horizonte permanece nivlado a terra é plana






      E ai quem é que vai pagar o churrasco e a cerveja?




      Globalitas Nasalândicos ou como muitos gostam de afirmar pros 4 ventos os malucos terra planistas?



      Vai ser a maior satisfação do mundo pelo menos pra mim, descobrir quem está com a razão.


      E quem perder infelizmente vai ter que engolir a seco muitas coisas ditas, eu me incluo nisso o que me importa a verdade sobre tudo, e pedirei desculpas do fundo do coração a todos se eu estiver enganado em tudo que acreditei.

      Excluir